26/02/21
PUBLICIDADE
Em Londrina

Jornalista e dramaturgo Renato Forin Jr. lança livro-CD 'Samba de uma Noite de Verão'

Uma metáfora da formação do Brasil a partir das dores e prazeres do seu ritmo mais miscigenado. "Samba de uma Noite de Verão", livro-CD que o jornalista e dramaturgo Renato Forin Jr. lança nesta sexta-feira (16 de dezembro), em Londrina, é uma reescritura do texto mais popular e lírico do dramaturgo inglês William Shakespeare.

Com sotaque bem brasileiro. Índios, negros, mestiços e brancos cruzam-se, separam-se, confundem-se, interagem numa dança de ritmos que acaba dando samba.


O lançamento acontece às 19 horas, na Secretaria Municipal de Cultura (Solário Carlos Cascaldi), acompanhado de um pocket-show com participação de músicos convidados. Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o livro-CD terá parte da tiragem distribuída gratuitamente em escolas públicas estaduais de Londrina e em outras
instituições ligadas à educação e cultura.

O objetivo é incentivar a leitura da dramaturgia e a audição da música popular em adolescentes e jovens.

Publicado pela Kan Editora com coordenação editorial de Marcos Losnak e produção de Danieli Pereira, "Samba de Uma Noite de Verão" é uma peça musical em cinco atos, em que Renato Forin Jr. mergulha na cultura brasileira e nas matrizes que a formaram, para reescrever uma história na qual os deuses gregos, duendes e fadas de Shakespeare encontram paralelo em
criaturas folclóricas tipicamente brasileiras e nos orixás da mitologia africana.

"A língua portuguesa, adornada por ecos tupis, nagôs, europeus, chama-se brasileira, escorre da boca em versos prosaicos, em falas musicais. No carnaval, no dia santo. Na santeria que rima Jesus de Nazaré com os tambores do Candomblé. Um país ideal, tantas vezes (e quase sempre)
irreconhecível nos abismos cotidianos da violência urbana e dos descalabros políticos. Mas que está aquém e além do presente, gestando e reproduzindo a nação que lega ao mundo a visionária miscigenação", escreve o autor no prefácio.

Forin Jr. ressalta que a peça lança, no espaço infindo entre o fantástico e o real, uma possibilidade de interpretação da nossa identidade. A trama se passa na chamada Vila de Vera Cruz e em um bosque dos orixás, adjacente ao humilde e alegre cortiço da periferia, cenário
propício para o surgimento de paixões e desencontros.

Na Vila, um grupo de trabalhadores (integrantes de um projeto social de teatro) organiza uma apresentação da lenda indígena Tamba-Tajá para encenar na festa do casamento do poderoso Teseu com a francesa Hipólita. Enquanto isso, dois jovens casais da comunidade vivem os conflitos do amor proibido.

A trama atinge seu ápice quando eles fogem pela floresta, onde estão os orixás Oxum (deusa das águas doces) e Ossaim (senhor das folhas), além de Aroni, o fiel escudeiro do deus africano, que promove repentinas paixões entre os protagonistas.

A dramaturgia foi trabalhada ao longo do ano de 2009, junto a uma das turmas da Escola Municipal de Teatro (EMT). A montagem original de "Samba de uma Noite de Verão" estreou em outubro daquele ano, no Circo Funcart, encenada por alunos da EMT, com direção de Edna Aguiar e Guilherme Kirchheim.

Musicalidade

O jornalista Antônio Mariano Júnior destaca em seu texto de apresentação do livro: "[...] Shakespeare e os seus se deram muito bem com os nossos. Douraram-se ao nosso Sol, lá no céu; a metáfora está na Refavela. A Vila não quer abafar ninguém. Quem é do semba, samba."

Neste musical, Renato Forin Jr. também assina as quatro composições que foram gravadas em CD pelos cantores Edna Aguiar, Gisele Silva, Joyce Cândido e Tonho Costa e pelos músicos Rafael Fuca e Duda de Souza, com direção musical de Sara Delallo e produção de áudio de Luciano Galbiati.

Reprodução/Assessoria de Imprensa
Reprodução/Assessoria de Imprensa


Trechos de canções de outros compositores, como Noel Rosa, Vinicius de Moraes, Elton Medeiros, Baden Powell, Dorival Caymmi, Jorge Benjor, pontuam a narrativa. Ao final do livro, notas trazem dados sobre vida e obra dos autores brasileiros citados, acentuando o caráter paradidático da publicação.

Nas palavras das pesquisadoras Sonia Pascolati e Maria Carolina de Godoy, docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina que assinam o posfácio do livro, "[...] tal como Shakespeare, um clássico absolutamente moderno, este samba de Renato Forin Jr. interessa-se por uma relação antropofágica com a tradição, alimentando-se do que lhe convém e como lhe convém: a potência onírica dos sonhos de verão do bardo
inglês; as raízes étnico-raciais da formação cultural brasileira; a criatividade cênico- dramatúrgica de formas ainda pouco valorizadas em nossa história teatral, como o musical".

Elas destacam ainda a versatilidade e agudeza com que o autor trata – ora com lirismo, ora com ironia – temas como a exploração dos mais pobres pelos mais ricos, o cotidiano da periferia, a religiosidade de matriz africana, os saberes da cultura indígena e a relação da sociedade com os artistas.

O autor

Renato Forin Jr. é jornalista, dramaturgo e diretor teatral. Possui mestrado em Estudos Literários e cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pesquisa ligada à canção brasileira e à dramaturgia contemporânea. Realizou doutorado sanduíche no Institut d’Études Théâtrales, da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, como bolsista Capes.

Há anos investiga a obra de Maria Bethânia a partir da confluência que a intérprete realiza entre música, teatro e literatura. É membro-fundador do grupo londrinense Agon Teatro, com o qual dirigiu a peça "Ovo" em 2015. Escreveu outras pequenas peças, além de roteirizar e dirigir trabalhos cênico-musicais com a cantora Joyce Cândido. É coordenador de comunicação e um dos curadores do Festival de Dança de Londrina.

Serviço

Lançamento "Samba de Uma Noite de Verão" (livro-CD) - Pocket-show de músicos e cantores de Londrina
Dia 16 de dezembro (sexta-feira)
Às 19 horas
Solário Carlos Cascaldi - Secretaria Municipal de Cultura (Praça 1º de maio, 110, 4º andar - em frente à Concha Acústica)


Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Confira!

Cultura disponibiliza novas atividades da agenda Virada Cultural

25 FEV 2021 às 17h48
Em breve

'Amor de Mãe' terá retrospectiva narrada por protagonistas

25 FEV 2021 às 17h25
Confira!

Novo No Limite terá ex-BBBs e possível comando de Marcos Mion

25 FEV 2021 às 16h15
Em breve

Brasileiro André Lamoglia é confirmado na quinta temporada de 'Elite'

25 FEV 2021 às 15h11
'Carnage'

Nick Cave e Warren Ellis lançam disco-surpresa, produzido na pandemia

25 FEV 2021 às 14h42
Entenda

Processo de Johnny Depp contra Amber Heard é adiado para abril de 2022

25 FEV 2021 às 14h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados