Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Imbróglio

Lei das biografias fica a um passo de ser enterrada

Agência Estado
11 dez 2014 às 14:13
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A novela da nova lei das biografias se estende no Senado. A Comissão de Constituição e Justiça da Casa se preparava para analisar o projeto na reunião desta quarta-feira, 10, mas o senador Agripino Maia (DEM-RN) entrou com um requerimento para que o tema fosse analisado pela Comissão de Educação. Na prática, o pedido atrasa a votação por tempo indeterminado.

Nos bastidores, comenta-se que Agripino fez o requerimento a pedido do deputado federal Ronaldo Caiado, do mesmo partido. Isso porque Caiado não está feliz com a mudança em sua emenda, proposta pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Ferraço, relator do projeto, fez alterações nas propostas de Caiado que dizem respeito à obrigatoriedade dos processos movidos por calúnia e difamação correrem em juizados especiais e não na Justiça Comum. Caiado quer acelerar os julgamentos, que hoje podem levar até 20 anos, impondo aos casos um rito sumário nas decisões judiciais. Ferraço vê risco de este rito fragilizar a defesa de editoras e biógrafos, já que o juizado especial tem limitações, como a impossibilidade de produção de provas fora das audiências e no número limite de testemunhas. A obrigatoriedade do juizado especial limita também o pedido de indenização por biografados e seus herdeiros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na tarde desta quarta, enquanto a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo falava com assessores de Ferraço, assessores de Caiado chegaram ao Senado para iniciarem uma negociação. Eles iriam discutir os detalhes das mudanças do projeto. Caiado, que processou o biógrafo Fernando Morais por ter sido citado no livro Na Toca dos Leões, de 2005, como se propusesse a esterilização das mulheres nordestinas, está firme em sua proposta de aceleração de julgamentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Ferraço, assessorado por especialistas do meio editorial, diz que não quer ceifar as colocações do deputado, mas que procura por um maior equilíbrio.

Por sua sugestão, seria mantida, inclusive, a opção de familiares e biografados procurarem o juizado especial se preferissem. Por enquanto, o projeto segue a um fio de tomar caminhos que, na prática, irão enterrá-lo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade