Nesta sexta feira (9), às 20h, na rua Augusto Severo, 10 (bairro Aeroporto), na zona leste de Londrina, será lançado o livro Psicologia do Esporte e Dinâmica de Grupos: Baú do Marujo. O livro é uma produção conjunta com a também londrinense Editora Madrepérola.
Idealizado pelo psicólogo e autor londrinense, JL Marujo, o livro traz o relato de experiências e apresenta uma técnica inédita relacionada à avaliação motivacional de grupos.
No esporte ou nas organizações, as regras de funcionamento são as mesmas. Assim, os resultados obtidos no esporte podem ser, também, obtidos em organizações.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Para tornar o conhecimento acessível a profissionais das mais diversas áreas, Marujo descreve os princípios básicos da noção de grupo, especificando o que é o Grupo Operativo (GO), descreve os fundamentos básicos da personalidade humana e a relação simbólica que fazemos com as cores. A partir da descrição das características da liderança e dos tipos de líderes, ele propõe a aplicação e, quando necessário, a criação de técnicas de intervenção com grupos.
É nesse momento que se dá a necessidade da criação de uma ferramenta de trabalho desenhada para equipes esportivas de alto rendimento.
A apresentação do Baú do Marujo é didática e traz diversos exemplos de aplicação.
Esse livro é dedicado a estudantes, técnicos e treinadores, terapeutas ocupacionais e ao coaching profissional e, claro, aos psicólogos do esporte e organizacional. É uma ferramenta de referência constante que auxiliará e muito suas equipes a atingirem resultados cada vez mais satisfatórios.
O autor
Jorge Luís, também chamado de "Marujo", é psicólogo e atua intensamente em Psicologia do Esporte, é especialista em Acupuntura MTC (Medina Tradicional Chinesa).
No Boxe, foi atleta, treinador e árbitro federado. Na Marinha, além da capacitação no Quadro de Máquinas, foi membro da equipe de competição de natação EAMSC, obtendo destaque em diversas provas.
Pesquisou e propôs intervenções com atletas em diversas academias de MMA (Mixed Martial Arts obtendo destaque com cinturões do UFC e Strikeforce), além de ter atuado Psicólogo da Confederação Brasileira de Taekwondo, na Confederação Brasileira de Ciclismo, equipes de vôlei, handball, futebol e futebol Americano.
É o fundador da APEP (Associação de Psicologia do Esporte do Paraná) e foi vice-presidente da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte) entre 2013 e 2015.