Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
A Hora da Lâmina

Livro reúne textos 'londrinenses' de Paulo Leminski

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 out 2017 às 09:29
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Textos-ninja. Era assim que o poeta curitibano Paulo Leminski chamava seus textos escritos para a imprensa. Ensaios rápidos, colunas de linguagem ágil, contundente, arrebatadora. Pensamentos escritos com muito humor, sacadas ácidas e um senso crítico singular.
São oito textos deste tipo que estão reunidos no livro A Hora da Lâmina (Grafatório Edições, 2017), que será lançado no próximo sábado (14), às 19h30 na Vila Cultural Grafatório (Av. Paul Harris, 1575).

O conjunto de oito pequenos ensaios foi publicado originalmente entre os meses de abril e junho de 1989 no jornal Folha de Londrina. Cinco dias após o último deles o poeta morreria em Curitiba, aos 44 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar de estar com o corpo seriamente comprometido pelos excessos alcoólicos, à beira da morte, nesses textos derradeiros Leminski esbanja vitalidade de pensamento. O escritor se lembra dos mestres da Arte da Guerra (como Carl von Clausewitz, Sun Tzu e Miyamoto Musashi) para fazer uma espécie de elogio do conflito, da potência máxima da ação. De forma humorada, ele passa a entender a Arte da Guerra como uma modalidade pedestre da Arte de Viver, e sugere que se transplante as estratégias próprias do conhecimento bélico para a vida de todos os dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


A obra conta com uma tiragem de apenas 300 exemplares feitos de forma artesanal. A composição tipográfica é assinada por Silvio Valduga, e o design, que remete aos antigos livros japoneses, foi feito pelo Estúdio Mero. O livro traz ainda notas de rodapé e um prefácio do editor, Felipe Melhado.

Na festa de lançamento, A Hora da Lâmina vai ser vendido por R$ 50,00. Também serão comercializadas gravuras tipográficas com as ilustrações criadas especialmente para o livro pelo artista paulistano João Ruas. Além disso, também estarão à venda cerâmicas inspiradas no livro e assinadas por Natália Balarotti.

Publicidade


Outro destaque da festa de lançamento é o show Valeu - As Canções de Paulo Leminski, do músico paulistano Gustavo Galo. O cantor e compositor é mais conhecido por integrar a banda Trupe Chá de Boldo, mas também já lançou dois discos solos. Fã confesso do poeta, Galo possui em seu repertório várias canções de Leminski. São essas músicas que ele irá apresentar no sábado, às 20h30.


A festa de lançamento ainda vai contar com uma exposição com as ilustrações de João Ruas e com as matrizes tipográficas utilizadas para imprimir o livro. Durante todo o evento, o Bar About estará aberto servindo bebidas e petiscos especiais. A entrada é franca.


Serviço
Lançamento: A Hora da Lâmina, de Paulo Leminski
Show com Gustavo Galo (SP) + Exposição de João Ruas (SP)
19h30 - Vila Cultural Grafatório (Avenida Paul Harris, 1575)
Entrada franca / Livro: R$50,00


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade