Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta semana

Livros sobre cidadania e participação democrática são lançados em Londrina

Agência UEL
23 abr 2014 às 10:41
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cientista político e professor da Universidade de Los Andes de Bogotá, Gabriel Murillo Castaño, estará em Londrina nesta sexta-feira (25) para fazer o lançamento de seu novo livro "Autogobierno Ciudadano - Una mirada a las experiencias colombianas". Na mesma ocasião será lançado o livro "Fortalecendo a atuação democrática de comunidades", adaptação da obra do americano David Mathews, traduzida pela professora Telma Gimenez, da UEL.

O evento será realizado às 19h30, no auditório da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), localizado na Rua Deputado Fernando Ferrari, 160, Jardim dos Bancários, zona oeste de Londrina. A organização é da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Observatório de Gestão Pública (OGPL).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Autogobierno Ciudadano - Una mirada a las experiencias colombianas"

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Gabriel Murillo Castaño é mestre em Ciência Política pela Universidade do Estado de Nova York e membro do Special Program for Urban and Regional Studies (SPURS) pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).

Publicidade


Autor de diversos livros, consultor internacional e integrante da Comissão Nacional de Avaliação da Qualidade da Educação Superior do Ministério da Educação da Colômbia, Gabriel Murilo Castaño é um estudioso da democracia, sistemas eleitorais, participação, sociedade civil, partidos políticos e governabilidade.


Seu novo livro trata sobre a formação do autogoverno cidadão, processo que se dá a partir de um grupo de indivíduos – mais heterogêneo possível – que manifesta o interesse de atuar coletivamente para resolver um problema de complexidade elevada que afeta toda a sociedade.

Publicidade


"Em todo o hemisfério americano, sem exceção, a democracia está sendo achacada e obstaculizada por distintas forças que impedem de vir à luz os esforços cidadãos e silenciosamente atrapalham os coletivos empoderados e comprometidos com os processos públicos de mudança social positiva", avalia o autor.


Em sua obra, o professor ressalta a necessidade que os indivíduos têm de exercer a liberdade e autonomia no processo da construção de um autogoverno cidadão. Castaño avalia em seu livro o caso da Colômbia, país que passa por um processo de negociação de paz sem precedentes, clima propício para a evolução democrática.

Publicidade


Durante o lançamento do livro, o professor contará mais detalhes sobre sua pesquisa e estará à disposição do público para perguntas. O evento é aberto a toda comunidade de Londrina. No sábado (26), Castaño ministrará uma aula na UEL, aos alunos da especialização em Línguas Estrangeiras, com o tema "A função da língua na democracia da América Latina".


"Fortalecendo a atuação democrática de comunidades"

Publicidade


A adaptação para o português da obra de David Mathews, "Fortalecendo a atuação democrática de comunidades", foi lançada oficialmente no dia 31 de março deste ano, em Ohio, nos Estados Unidos. Com tradução de Telma Gimenez e prefácio escrito pela professora em parceria com o médico e presidente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco) João Campos, o livro trata de como funciona a deliberação pública, na busca da construção de uma democracia concreta.


Com exemplos ilustrativos da experiência dos fóruns deliberativos nos Estados Unidos, o leitor é convidado a considerar alternativas de fortalecimento comunitário, a partir do diálogo que não tem o conflito. Ao contrário, toma-o como ponto de partida para a construção de novos entendimentos e novas compreensões dos problemas comuns.

Publicidade


O autor, David Mathews, é membro da Clarke County Historical Society, atuou como ministro da Saúde, Educação e Bem-Estar na administração de Gerald Ford e também foi reitor da Universidade do Alabama. Atualmente é presidente da Kettering Foundation, organização sem fins lucrativos, que tem sede em Dayton (EUA), e trabalha com pesquisas na área de democracia.


A edição brasileira é uma realização do Inesco, em parceria com o Complexo Pequeno Príncipe e a Associação Eunice Weaver do Paraná.

Serviço:
Lançamento dos livros "Autogobierno Ciudadano - Una mirada a las experiencias colombianas" e "Fortalecendo a atuação democrática de comunidades"
Local: Auditório da FIEP (Rua Deputado Fernando Ferrari, 160)
Data: 25 de abril, às 19h30
Entrada gratuita


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade