O pesquisador e arquiteto Humberto Yamaki está lançando mais um livro sobre a cidade. Desta vez, trata-se do "Guia de Patrimônio Cultural de Londrina", que traz 12 roteiros de passeio existentes no município, para que a comunidade possa conhecer melhor Londrina, visitando diferentes pontos histórico-culturais.
O material é dividido em três vertentes: "edificações e lugares"; "caminhos" e "paisagem". O primeiro aborda pontos como o Centro Histórico de Londrina, bairros antigos como a vila Casoni, entre outros. Já o "caminhos" traz roteiros para aventuras em locais como a Estrada dos Pioneiros. O último aborda locais como Lago Igapó e o campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
"Quando conhecemos melhor a nossa cidade, seus valores histórico-culturais e estéticos, ela se torna um pouco mais parte de cada um de nós. O livro traz para sociedade opções para que eles decifrem a cidade, descobrindo odores, fragrâncias e sua paisagem", destacou o autor do livro, Humberto Yamaki.
Leia mais:
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores de livros em 5 anos, aponta pesquisa
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Na avaliação da diretora de Patrimônio Histórico Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Vanda de Moraes, o livro é importante para não permitir que a história da cidade vá se perdendo com o tempo. "Com o passar dos anos, aos poucos, alguns pontos vão se deteriorando e acabam sumindo. Então, o material ajuda a estimular que as pessoas, especialmente as crianças, visitem os locais e guardem na memória, além de manter registrado no papel", comentou.
O livro "Guia de Patrimônio Cultural de Londrina" é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Os 1.500 exemplares impressos estão sendo distribuídos, gratuitamente, em escolas, bibliotecas, universidades e centros de pesquisa. Além destes, alguns exemplares poderão ser adquiridos, a partir da semana que vem, na livraria da UEL e do Museu Histórico de Londrina a R$ 25.