Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Livro digital

Maioria dos brasileiros não conhece e-books

Agência Estado
20 mai 2016 às 10:20

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada na quarta-feira, 18, mostrou que apenas 4% das pessoas que já leram um livro digital o fizeram num aparelho dedicado a isso, os chamados e-readers. A maioria dos consumidores de livro digital usa para ler celulares ou smartphones (56%), computador (49%) ou tablet (18%). Outro dado que chamou atenção na "seção digital" da pesquisa é que 59% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar em e-book - 7% se mostraram interessados em conhecer a tecnologia.

"O primeiro dado não surpreende, o Brasil é país do tablet e do smartphone", diz Carlo Carrenho, especialista em mercado editorial, do Publishnews. O diretor da distribuidora digital Bookwire Brasil, Marcelo Gioia, por outro lado, acredita que o número é muito baixo. "Alguma coisa não bate", diz. "Uma coisa é ter um e-reader, outra é ler com ele", compara. Gioia faz outra ressalva: "É uma pesquisa de comportamento, não mercadológica. Algumas questões ficaram nebulosas e confusas".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma delas, por exemplo, diz respeito à forma como os leitores de livros digitais tiveram acesso ao e-book. 88% dos entrevistados dizem ter "baixado gratuitamente da internet", e só 15% "pagaram pelo download". Mas a apresentação não deixa claro quando uma pessoa já fez as duas coisas, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preocupante

Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores de livros em 5 anos, aponta pesquisa

Imagem de destaque
Para seguir minha jornada

Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero

Imagem de destaque
Literatura infantil

Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta

Imagem de destaque
'A cidade na retina'

Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta


O aumento do número de pessoas que já ouviram falar em e-book era esperado: em 2011, eram 30%; em 2015, 41%. Porém, a maioria ainda não ouviu falar na tecnologia. "Considerando o Brasil, acho que é um número alto, mas seria legal ter um detalhamento melhor sobre a distribuição regional desse dado", diz Carrenho.

Outro fator relacionado ao digital que aparece na pesquisa é o local de leitura. Trabalho e meios de transporte são os lugares em que o digital tem mais participação (14 e 15%), em contraste com casa (6%), sala de aula (3%) e bibliotecas (2%). "Mas o digital aparece em todas as áreas, vejo isso com otimismo", analisa Carrenho. "O potencial é maior do que as vendas, desafio do mercado é buscar como equilibrar isso." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo