Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pais e professores

Mario Sergio Cortella lança livro sobre educação contemporânea

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 jul 2014 às 08:11
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há 16 anos sem publicar livros na área da educação, Mario Sergio Cortella retorna ao tema com Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes, nas livrarias pela Cortez Editora. Escrito de professor para professor, o livro dialoga com questões fundamentais à práxis educativa e, na boa companhia de mestres como Paulo Freire, mostra que a escola é parte de uma totalidade social. Neste sentido, não é – nem pode ser - a única responsável pela formação de novos indivíduos. A família tem papel fundamental neste processo e precisa retomar seu espaço.

Os tempos estão mudando e a escola não tem conseguido acompanhar tais mudanças. Boa parte dos alunos é do século XXI, os professores do século XX e os métodos do século XIX. São três séculos em colisão. Porém, a mudança é própria do tempo e a questão levantada por Cortella incide na velocidade com que ela tem ocorrido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O autor conduz os docentes para o contexto da reconfiguração das convivências cotidianas. Hoje tudo é fast, veloz. A forma de se alimentar, por exemplo, que muitas vezes requer apenas que a comida seja aquecida rapidamente no forno microondas faz com que cada membro da família se alimente em uma hora, sem partilhar de uma convivência. Também é comum celulares e tablets assumirem a centralidade em momentos de lazer. A presença física é superada pela evasão da mente, que parece migrar para os mais distantes lugares.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


É proibido resmungar

Publicidade


Tendo claro esse novo cenário, surge a questão: na era do imediatismo, da rapidez e do fugaz, como entreter o aluno? Os professores reclamam que "os alunos não são mais os mesmos", mas insistem em manter modelos superados. Um exemplo: por que uma aula dura 50 minutos? Porque é a capacidade de concentração da criança - mas isso, de acordo com estudos formulados no começo do século XX. A pesquisa foi refeita nesta década e o tempo médio foi reduzido a seis minutos. Isso quer dizer que uma aula deva durar seis minutos? Não, mas ilustra a necessidade de mudança de paradigma na prática pedagógica.


Despertar o interesse do aluno pelo conteúdo abordado em sala de aula é um dos maiores desafios do professor. Cortella lembra que conhecimento pressupõe interesse e é tarefa do educador encontrar o foco de interesse dos alunos e, ao criá-lo, partir para o conceito, que é mais abstrato.

Publicidade


O foco pode partir de uma cena da novela, de uma letra de música ou mesmo de um evento recente, mas precisa estar ligado ao cotidiano do discente. A partir deste foco, os conceitos parecem mais atraentes. Questões como liberdade e sua leitura pelas mais diversas escolas filosóficas podem ser tratadas, por exemplo, partindo-se de curiosidades sobre o personagem humorístico Chaves -uma vez que ele é inspirado nos cínicos, filósofos gregos que pregavam que não precisavam de nada além do próprio corpo para viverem bem. O corpo era sua liberdade.


Cortella compreende a educação em um campo que não se limita aos muros da escola, talvez porque muros possam ser pulados. Para ele, o projeto pedagógico não é apenas de um professor. É preciso discutir um novo formato com a coordenação, com a direção, seus pares e os pais dos alunos. A escola cuida da escolarização, que é uma parte dentro da educação. Os pais não podem terceirizar suas competências.


Sobre o autor

Graduado pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos, sendo que em 30 deles também no Departamento de Teologia e Ciências da religião; foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e Membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). É autor de mais de 20 livros, entre eles, A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos (Cortez Editora) e O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez Editora), Qual é a tua obra? (Vozes), Não espere pelo epitáfio! (Vozes); e Não nascemos prontos! (Vozes).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade