Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sugestão de leitura

Mito grego pode auxiliar na luta contra o bullying, diz autor

Redação Bonde
26 nov 2013 às 12:08
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A jornada heroica de Perseu é um conto inspirado no mito "Perseu e a górgona Medusa", uma compilação grega sem autoria certa (séc II a.C.), que traz relatos desde as origens do universo até a Guerra de Tróia.

O livro publicado pela Editora Mundo Mirim conta em 32 páginas, a trajetória do mítico Perseu, que passa por incríveis aventuras e inúmeros perigos. Destacando o episódio em que confronta a terrível Medusa, quando sua coragem é posta à prova.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa situação limite vivida pelo personagem provoca importantes reflexões sobre como viver a relação medo-coragem. Em tempos de bullying, de agressões crescentes na escola e de exacerbada violência urbana, torna-se fundamental dialogar com as crianças e jovens sobre como é que se constrói a coragem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Jabuti veta livros que usam inteligência artificial e deixa de premiar obras de ciências

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos


Fazer filosofia para (e com) crianças e jovens seria, em princípio, um exercício inviável. O autor da obra Adriano Messias teve o desafio de recontar as alegorias e não descaracterizá-las de modo a preservar a história. A estrutura literária deste reconto – cuja narrativa é apresentada na forma de um diálogo platônico atualizado, em que narrador e personagem contam e comentam sobre a história – ajuda o público a se aproximar das ideias propostas nos textos.

Publicidade


Este reconto estimula no leitor o gosto pela filosofia além de auxiliar na luta contra o bullying, trazendo uma história de coragem e superação para crianças e jovens.


Os mitos podem ajudar a entender as dimensões profundas da existência humana, tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo. A história de Perseu e Medusa é um dos clássicos que influenciam parte do pensamento humano até nossos dias.

Publicidade


A história tem elementos narrativos que a aproximação da linguagem dos super-heróis: dinamismo, ação, valentia, enfrentamento do desconhecido e de monstros. Já as ilustrações têm um estilo dinâmico, próprio dos quadrinhos e filmes de heróis.


Ficha Técnica:
Editora Mundo Mirim
Autora: Adriano Messias
Ilustrador: Manny Clark
Indicação: Leitor em processo (9 a 10 anos)
Número de Paginas: 32
Preço: R$ 29,90


Sobre o autor: Adriano Messias é mineiro de Lavras (MG), mas vive em São Paulo capital. Escreveu mais de 30 livros para crianças e jovens, recebeu prêmios e menções literárias e já teve títulos selecionados para o Catálogo de Bolonha. É formado em Letras e Jornalismo e tem mestrado em Comunicação. Em seu doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), estuda o fantástico na literatura e no cinema, sobretudo os monstros. Além de ser tradutor e adaptador de obras variadas, Adriana Messias também realiza palestras e está sempre viajando pelo Brasil.

Sobre o Ilustrador: Manny Clark é especializado em desenho clássico e acadêmico e domina diferentes técnicas, como anatomia, luz e sombra, perspectiva, composição, cor e aerografia. Seus trabalhos incluem escultura, cartoons, mangás, pintura e óleo e ilustração digital. Atua tanto no mercado publicitário, criando storyboards e ilustrações, quanto no editorial, desenhando para HQs e livros infantis e juvenis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade