Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'O Sol é Para Todos'

Morre Harper Lee, autora de O Sol é Para Todos

Agência Brasil
20 fev 2016 às 08:28
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Morreu nesta sexta (19), aos 89 anos, a escritora norte-americana Harper Lee, no estado do Alabama. A causa da morte não foi divulgada. A escritora venceu o Prêmio Pulitzer em 1961 pela obra O Sol é Para Todos, que retratou o sul do país marcado pela luta racial. O livro mostra a injustiça social em meio à crise econômica enfrentada pela região.

Harper Lee viveu quase toda sua vida de maneira discreta e isolada. Após ganhar o Pulitzer, não lançou novos trabalhos até 2015, quando foi publicado seu segundo livro: Vá, Coloque um Vigia. A obra foi recuperada de manuscritos que estavam guardados, encontrados em 2014. A escritora vivia sozinha em uma casa de repouso em sua cidade natal, Monroeville.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mais nova dos quatro filhos de Amasa Coleman Lee e Frances Cunningham Finch Lee, a escritora nasceu em 1926. Harper estudou direito na Universidade do Alabama e, em 1949, se mudou para Nova York, onde trabalhou em uma companhia aérea enquanto tentava seguir a carreira de escritora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


O Sol é Para Todos vendeu mais de 40 milhões de cópias e é reconhecido pela sensibilidade com a qual a escritora, branca, retrata o racismo e as injustiças sociais nos Estados Unidos, sobretudo no Sul, berço da luta pela igualdade. Na região estão os estados do Alabama e da Georgia, que registraram conhecidos episódios de tensão racial e confrontos ao longo da história norte-americana.


O romance narra a história de um advogado que defende um negro acusado injustamente de estuprar uma mulher em uma pequena cidade do sul. O livro virou filme em 1962 e depois espetáculo de teatro em várias cidades norte-americanas e também na Inglaterra.

Harper Lee sofreu um acidente vascular cerebral em 2007 e desde então sua saúde estava bastante debilitada. As causas da reclusão da escritora após o lançamento do livro nunca foram reveladas, mas ela costumava dizer que não entendia o sucesso da obra e que a repercussão a deixava surpresa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade