Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Professora

Morre Nelly Novaes Coelho aos 95 anos

Agência Estado
29 dez 2017 às 08:37
- Reprodução/YouTube
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Morreu no último dia 29 de novembro a professora e ensaísta Nelly Novaes Coelho, aos 95 anos. A informação foi divulgada apenas nesta quinta-feira (28) pela família.

Segundo o filho de Nelly, Márcio Novaes Coelho, ela sofreu um ataque cardíaco há 3 anos e tinha um quadro de demência. Nos últimos meses, o coração ficou cada vez mais fraco e a falência do órgãos ocorreu no dia 29 de novembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Referência nacional na área de literatura infantil e juvenil, Nelly criou em 1980 a primeira cadeira sobre o tema no curso de letras da USP. Ela iniciou a carreira acadêmica em 1955 no mesmo curso, e em 1961 assumiu uma cadeira na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Unesp de Marília.

Leia mais:

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC

Imagem de destaque
A pedido da secretaria

Livro 'O Avesso da Pele', de Jeferson Tenório, é recolhido de escolas públicas no PR

Imagem de destaque
Homenagens

Gabriel García Márquez tem 10 anos de morte lembrados com livro inédito e série de 'Cem Anos de Solidão'


O interesse por literatura infantil se intensificou no fim dos anos 1970, em 1981 ela se tornou professora adjunta da USP, e quatro anos depois assumiu como titular. Em 1992 foi aposentada compulsoriamente, mas seguiu se dedicando a projetos como a reedição do Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira (publicado originalmente em 1983, reeditado em 2007), que cataloga 704 autores.

Nelly é autora de diversos livros considerados marcos no estudo de literatura infantil no Brasil, entre eles Literatura Infantil - Teoria, Análise, Didática (1981), Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil (1984) e O Conto de Fadas - Símbolos, Mitos, Arquétipos (1987).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade