Em sua juventude, o escritor Joseph Conrad foi membro da marinha mercante, talvez isso explique sua fascinação por histórias que têm como fio condutor viagens náuticas. É esse o caso do clássico ''Coração das Trevas'' - reeditado pela Martin Claret num formato bastante acessível - que tem o rio Congo como cenário da trama. A história serviu de inspiração para o filme ''Apocalipse Now'' de Francis Ford Coppola, considerado um dos mais importantes da história do cinema.
Diferente da adaptação, o livro de Conrad não se passa na guerra do Vietnã, e sim no Congo Belga, na África, onde a coroa britânica oprime a população nativa em busca de marfim.
Marlow, o capitão de um barco a vapor é incumbido de uma intrigante missão: navegar selva adentro até o posto mais avançado, de onde um certo capitão Kurtz envia carregamentos cada vez maiores de marfim. Nessa viagem ao âmago selvagem da floresta africana, Marlow e sua tripulação - formada por nativos e canibais - penetram num cenário de irrealidade, onde é possível ouvir as batidas do coração maligno da selva, o coração das trevas. É lá que Marlow finalmente ficará frente a frente com Kurtz, um homem admirável e destemido que teve sua alma tragada pela selvageria africana, chegando à insanidade. ''O horror, o horror'', o testemunho que acompanharia o protagonista até seus últimos momentos e alçaria Joseph Conrad até o píncaro daqueles que possuem uma obra imortal, que atravessa as décadas causando assombro e admiração por onde passa.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Serviço:
- ''Coração das Trevas'', de Joseph Conrad. Editora Martin Claret; 152 páginas; R$ 10,50.