Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Épico

Organizada por Adriana Calcanhotto, antologia tem poemas de jovens escritores

Agência Estado
20 fev 2017 às 11:40
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Antologias lançadas com barulho por grandes editoras muitas vezes se tornam motivo de discussão nos bares e rodas literárias no Brasil, e com 'É Agora Como Nunca: Antologia Incompleta da Poesia Contemporânea Brasileira', que a Companhia das Letras lança nesta semana, não é diferente. O livro foi organizado por Adriana Calcanhotto.

A antologia reúne 41 poetas nascidos depois de 1970, dos quais 23 homens e 18 mulheres - alguns poucos poemas são inéditos, mas a maioria já foi publicada em editoras de tamanhos variados. A antologista diz que a reunião é "incompleta e totalmente pessoal, intransferível, autoral, ou o contrário", e a própria palavra "incompleta" do título parece pretender criar uma proteção e uma vontade de não polemizar. Mas falando de uma antologia como essa em um momento em que intelectuais e políticos estão em pé de guerra, é inevitável.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos traços em comum observados entre os poemas é uma espécie de lirismo intimista, dificilmente relacionada a acontecimentos sociais na camada mais aparente, por exemplo. "Não encontrei uma poesia muito, digamos, 'engajada' ou panfletária. Me parece bem mais uma poesia introspectiva", diz Calcanhotto, por e-mail, de Coimbra, onde está dando aulas na universidade. "Agora, as coisas estão se dando com uma rapidez no Brasil, que quando fechei o livro, em outubro do ano passado, o pano de fundo era outro, parece que passaram alguns anos e parece que podemos dizer que aquilo eram ainda bons tempos perto de tudo ao que estamos assistindo agora, atônitos."

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


A preferência pelo verso livre e por uma urgência da comunicação - talvez relacionada à velocidade da web - são outros traços apontados pela antologista. "Alguns assuntos são tratados de maneira mais inusitada mas não deixam no fundo de ser os mesmos assuntos de toda a poesia de todos os tempos, como não poderia deixar de ser."

Publicidade


Um dos nomes mais conhecidos da seleção, Fabiano Calixto (1973) aponta que a boa poesia contemporânea - para ele, "na cena", fora das grandes editoras - está sim dando conta do contemporâneo, "no que é possível dentro dessa clara impossibilidade".


"Há muita poesia ruim", diz Calixto. "Coisa que nem poesia é, mas o pessoal confunde. Muito texto moralizante, textos de autoajuda cortados em linhas. É constrangedor. Mas quando o assunto é poesia de hoje, penso nesse conjunto de ótimos poemas feito em meu tempo, digo: a boa poesia feita hoje no Brasil é porrada."

Publicidade


A poeta e tradutora Marília Garcia (1979), que também está na antologia, acredita que uma escrita pode ser "intimista" de muitas maneiras, e mesmo assim tocar o político. "O material da escrita é a língua, é a linguagem (que vem a ser o mesmo material da política) e toda escrita pode ser política se houver um tipo de trabalho sobre a linguagem", analisa. "Quais os sentidos um poema pode produzir, como pode o poema criar um espaço de respiração para pensarmos o que acontece, como os recursos da linguagem podem criar ou calar ou inventar outras formas de ver o mundo - acho que essas são algumas perguntas que apontam para a dimensão que a escrita possui."


Ela cita, como exemplo, outra poeta que também está na seleção de Calcanhotto, Angélica Freitas (1973). "Seus dois livros tem uma voltagem ‘poética’ que é altamente ‘política’: os poemas trabalham com a linguagem e com os discursos, são bastante irônicos e críticos e humorados; e os momentos mais ‘intimistas’, com tom mais autoderrisório, são de uma força que nos levam a voltar o olhar para nós mesmos e para o absurdo do que vivemos."

Publicidade


A poeta e artista visual Bruna Beber (1984) - que também tem poemas no livro - afirma que vê nos poetas de hoje uma vontade de reação: "sinto nos poetas (e não só) hoje o que acredito que tenha sido sentido nos grandes baixos da história: sair da dormência, reagir seriamente ao momento em que vivemos - que é aterrador para qualquer lado que se olhe - sinto essa urgência já há muito atrasada, essa vontade de resposta, de grito, de luta, de fazer qualquer coisa que nos oriente em meio a esse cenário político vergonhoso."


Para Calcanhotto, a relação da poesia com o contemporâneo é "mais desencanada, menos ligada ao sublime, menos cerimoniosa, menos preocupada em fazer sentido, menos preocupada de modo geral". E, ao mesmo tempo, "um pouco menos esperançosa".

A cantora e compositora, que já organizou outras antologias, está em residência artística na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra até junho, e vai dar uma série de aulas, oficinas e palestras - com sentimentos sobre o Brasil: "À noite vejo as notícias do Brasil e às vezes choro, de tristeza e impotência."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade