12/06/21
PUBLICIDADE
Literatura

Paula Hawkins fala sobre novo livro, 'Em Águas Sombrias'

Depois de um fenômeno como 'A Garota no Trem', a pressão foi grande. Mas Paula Hawkins, ex-jornalista da área econômica, não se intimidou pelo sucesso de seu primeiro thriller (20 mi de cópias) e lança agora 'Em Águas Sombrias' - suspense com mais de 10 narradores sobre mulheres que morrem no Poço dos Afogamentos. Ela falou ao jornal O Estado de S. Paulo, por telefone, de Londres. Veja trechos da conversa.

O que procurava no livro novo?


Eu estava interessada no fato de que, mesmo sendo membros da mesma família, as pessoas podem ter visões muito diferentes sobre a história de suas vidas. Comecei com isso e ampliei: uma família como uma comunidade, uma cidade.

Alguma história pessoal nesse sentido?

Nada tão dramático quanto no livro. Às vezes temos certeza de que lembramos de uma coisa, mas é a história que contamos a nós mesmos, ou a história que alguém nos conta, que se tornou uma verdade, mas que não é. Isso é fascinante. Não que importe se eu estava na praia naquele dia. Mas para o livro pensei: e se importasse, e se isso foi fundamental na formação de alguém? E se você descobre, adulto, que a história que você conta não é verdadeira?

Quem são essas mulheres sobre quem você escreve?

A vida das mulheres me interessa, assim como suas lutas, os desafios que enfrentam, a forma como a sociedade as vê, como uma mulher vê outra mulher. Nesse livro falo muito sobre mulheres problemáticas, mas qualquer mulher pode ter problemas. Aos homens é dado o direito de viver em paz, mas a vida da mulher é analisada, criticada de um jeito particular pela mídia, pela sociedade. Dizem como ela deve se vestir, como deve falar (não fale alto, não seja agressiva, não seja histérica e louca). Todas essas formas de colocar mulheres em caixas e defini-las. E quem não se encaixa vira problemática. Há muitos e diferentes jeitos de tentar silenciar uma mulher, reprimi-la. Eu quis mostrar isso nesse livro.
Agência Estado
PUBLICIDADE
Continue lendo
Nos últimos 25 anos

Dia dos Namorados: Mais de 130 mil músicas com 'amor' no título cadastradas no Brasil

12 JUN 2021 às 11h31
Veja o vídeo da 'Pifaizer'

Humorista viraliza com sátira a emails não respondidos da Pfizer

11 JUN 2021 às 10h34
Confira o post

Débora Nascimento assume relacionamento com modelo ex de Marquezine

10 JUN 2021 às 18h00
Internado com infecção

Tiago Leifert vai apresentar Domingão durante internação de Faustão

10 JUN 2021 às 16h15
Comemorações

Daniela Mercury regrava 'O Canto da Cidade' em aniversário do jogo 'Valorant'

10 JUN 2021 às 16h00
'Obrigada por todo o amor'

Camila Cabello agradece apoio dos fãs após sofrer ataques sobre seu corpo

10 JUN 2021 às 15h45
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados