Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Literatura

Poeta português Manuel Alegre vence Prêmio Camões

Agência Estado
09 jun 2017 às 07:42
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O poeta português Manuel Alegre, de 81 anos, conquistou o Prêmio Camões de 2017, a mais importante premiação da literatura em língua portuguesa. O anúncio ocorreu na quinta-feira (8), na sede da Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro.

A escolha do vencedor coube aos jurados José Luís Jobim de Salles Fonseca, Leyla Perrone Moisés (representantes do Brasil), Maria João Reynaud, Paula Morão (de Portugal), Jose Luiz Tavares (de Cabo Verde) e Lourenço Joaquim da Costa Rosário (de Moçambique). O poeta vai receber 100 mil euros (cerca de R$ 368 mil) - metade oferecido pelo governo do Brasil e metade pelo governo de Portugal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Manuel Alegre nasceu em Águeda, em 1936. Entre suas obras estão "Poemas Livres" (1963-1965), "Praça da Canção" (1965) e "O Canto e as Armas" (1967). Publicou, ainda, obras infantis e de ficção. "Cão Como Nós", por exemplo, foi lançado na Brasil pela Agir.

Leia mais:

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC

Imagem de destaque
A pedido da secretaria

Livro 'O Avesso da Pele', de Jeferson Tenório, é recolhido de escolas públicas no PR

Imagem de destaque
Homenagens

Gabriel García Márquez tem 10 anos de morte lembrados com livro inédito e série de 'Cem Anos de Solidão'

Instituído em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal, o prêmio contempla anualmente um autor da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, escolhido pelo conjunto de sua obra. A comissão julgadora é sempre composta por representantes do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua oficial portuguesa, e não há uma lista prévia de candidatos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade