Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Nacional do Livro

Prefeitura incentiva prática da leitura nas escolas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 out 2014 às 08:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Outubro é marcado pelas comemorações do Dia da Criança, celebrado no dia 12, e da Semana do Livro e da Biblioteca, de 23 a 29, Dia Nacional do Livro. Para entrar no clima do mês do Livro e da Leitura embarcando no universo literário, as escolas municipais estão promovendo atividades de leitura para seus alunos. Serão realizadas feiras de livros e contação de histórias feitas por professores do município. As ações são incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação e serão intensificadas durante a Semana do Livro com diversas atividades.

Segundo a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Mariangela Prata Bianchini, o exercício literário é importante para que as crianças e jovens tomem gosto e adquiram o hábito da leitura. "Os livros ajudam no desenvolvimento e formação das crianças ao propiciar uma facilidade maior em ler, escrever e interpretar. Da mesma forma, a relação com este universo contribui para que tenham uma melhor percepção de vida como um todo."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, na zona norte, é uma das instituições que vão promover práticas pedagógicas de incentivo à leitura na semana que vem. No dia 9 será realizada uma feira de livros que contará com a participação de pais e alunos de séries diferentes. Haverá também uma peça teatral apresentada pelos estudantes. "Estimular a leitura é necessário para mostrar às crianças o quanto é bom e gostoso ler livros, afinal, através deles é possível obter conhecimentos diversos e viajar sem precisar sair do lugar", argumenta a coordenadora pedagógica Ronise Vitor Barbosa. Ela diz que a participação da família neste processo é essencial para enriquecer a educação das crianças.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Palavras Andantes


Um dos pilares para a promoção da leitura em escolas públicas de Londrina é o projeto Bibliotecas Escolares Palavras Andantes, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que começou em 2002. A finalidade do projeto é promover a formação do leitor e a formação continuada do professor, buscando valorizar o profissional que trabalha desenvolvendo oficinas em bibliotecas, uma vez que este fica responsável em estabelecer estratégias para que a mediação de leitura aconteça na escola. Durante a semana os alunos participam da Hora do Conto, além de serem incentivados a frequentar a biblioteca da escola e a emprestar livros para leitura.

Ao longo dos anos de projeto a média de leitura dos alunos da rede municipal de ensino de Londrina cresceu mais de 790%, fator que motiva sua continuidade na formação de professores ministrantes de oficinas nas bibliotecas em todos os âmbitos: a relação do leitor e a leitura; biblioteca no contexto escolar; ambientação da biblioteca escolar; acervo das bibliotecas; o fazer pedagógico neste ambiente, entre outros aspectos. As estratégias pedagógicas utilizadas no projeto Palavras Andantes foram reconhecidas nacionalmente com a conquista do Prêmio Viva Leitura, em 2008.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade