Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Londrina!

Projeto realiza captação de memórias da cultura italiana em Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 fev 2020 às 15:58
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em comemoração ao Dia do Imigrante Italiano no Brasil, 21 de fevereiro, a Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi lança o processo de captação de acervos familiares inéditos. O material arrecadado poderá fazer parte da exposição em comemoração aos 85 anos da cidade. O evento será realizado em maio e junho deste ano no Museu Histórico de Londrina. A captação será feita entre 26 de fevereiro e 23 de março.

Em seguida, haverá uma mostra itinerante por várias regiões da cidade, como parte do projeto Os Bravissimi na Terra Roxa. A exposição prevê a captação de fotografias, objetos, cartas, documentos e maquinários relacionados à temática do fazer profissional dos imigrantes e seus descendentes. O recorte temporal da exposição será de 1930 a 1980.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Coordenado pela presidente da associação e historiadora Hylea Ferraz, o projeto conta com produção da PÁ! Artística, capitaneada pelo produtor Álvaro Canholi, além do trabalho de uma extensa equipe. A pesquisa histórica é conduzida pelo professor Jorge Romanello que vai participar da seleção dos materiais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Os interessados em apresentar seus acervos familiares para o projeto poderão levá-los para o Museu Histórico de Londrina. Será feito um processo de catalogação e identificação dos materiais, no qual o proprietário do objeto poderá escolher se deseja apenas emprestar o objeto para a exposição ou doá-lo ao Museu.

Publicidade


O projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoio do Vice-Consulado Italiano, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Museu Histórico de Londrina e do Espaço Cultural Villa Rica


O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss está localizado na antiga estação ferroviária, à Rua Benjamin Constant, 900. O recebimento do material ocorrerá de terça a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Outras informações pelo telefone (43) 3323-0082.

Para agendar o recolhimento de peças maiores ou demais colaborações, o interessado poderá entrar em contato com a direção da I Bravissimi Associazione Culturale Italiana di Londrina pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (43) 99959 5959 ou ainda acessar o site ibravissimilondrina.org


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade