Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Espia das Montanhas'

Romance mostra os encantos da natureza pelos sentidos de um menino que está perdendo a visão

Marcos Losnak - Grupo Folha
17 jan 2017 às 18:41
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os ouvidos podem ver. Os olhos podem tocar. O nariz pode ouvir. As mãos podem cheirar.
Essa mistura dos sentidos está presente no garoto Zinho, personagem de "Espia das Montanhas", romance infantojuvenil da bióloga mineira Ana Carolina Neves lançado pela editora FTD com ilustrações de Valentina Fraiz.

A obra traz a história dos irmãos Zinho e Chica que vivem na região da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. Descendentes de quilombolas, vivem de uma antiga tradição do lugar: a extração de flores sempre-vivas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desde pequeno Zinho sofre uma gradativa perda de visão, o que faz com que a irmã Chica o acompanhe em todas atividades. Mas o garoto desenvolve soluções intuitivas para suprir a deficiência visual aguçando todos os outros sentidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Um belo dia passa pelo lugar um ornitólogo que pesquisa as aves da região. A perceber que Zinho conhece de ouvido o canto de todos os passarinhos das montanhas, solicita sua ajuda para encontrar uma rara espécie ainda não catalogada.

Publicidade


Em pouco tempo o ornitólogo percebe que o garoto não sofre de cegueira ao apenas colocar em suas mãos um binóculo. O mundo de Zinho se transforma, ele passa a ver coisa que não via. Nada mais do que um acentuado grau de miopia que poderia ser reparado com uma consulta médica e óculos.


A autora faz um claro redimensionamento de um dos clássicos contos do escritor mineiro João Guimarães Rosa (1908 – 1967) que integra o volume "Corpo de Baile", onde o grande personagem é um garoto com "vista curta" que vê o mundo se descortinar quando coloca óculos pela primeira vez na vida.


Além da descoberta de mundo, "Espia das Montanhas" traz um retrato da natureza das Serra do Espinhaço. Paisagem, fauna e flora são partes intrínsecas da narrativa. A cultura dos habitantes da região também faz integra o retrato.

Leia mais na edição desta terça-feira (17) da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade