Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Livro bilíngue

"Rumo ao Norte do Paraná" será lançado no aniversário de Londrina

Redação Bonde
08 dez 2014 às 12:49
- Yutaka Yassunaga
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Triunfo lança, na próxima quarta-feira (10), às 17h no Museu Histórico de Londrina, o livro Rumo ao Norte do Paraná: fronteiras, fluxos e contatos, da coleção "Paisagens Culturais Brasileiras", que retrata a história e a cultura de diversas localidades do país.

Rumo ao Norte do Paraná reúne ensaios do arquiteto e urbanista Alessandro Filla Rosaneli, da historiadora da arte Maria Izabel Branco Ribeiro, dos professores Paulo César Boni, Vanda Moraes e Regina Alegro e da arquiteta e historiadora Juliana Harumi Suzuki.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a coordenadora editorial do livro, a arquiteta Maria Cristina Wolff de Carvalho, a proposta dos autores é mostrar os processos sociais e espaciais pelos quais essas terras ao sul do rio Paranapanema se tornaram um dos polos econômicos de seu estado e do próprio país.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


A publicação, diz ela, tem em vista apresentar a um público amplo e diversificado o território multifacetado de 15 municípios paranaenses, num total de 341 quilômetros.

Publicidade


"Nossa proposta é compreender paisagens em transformação constante, moldadas por diversos grupos sociais, como índios, portugueses colonizadores, bandeirantes, paulistas e imigrantes europeus e asiáticos", conta Maria Cristina.


As marcas dessa reunião de povos, acrescenta a coordenadora, compõem uma paisagem cultural múltipla, constituída por fronteiras móveis, atravessada por caminhos, estradas de ferro e rodovias que a conectaram com o restante do país e com os vizinhos da América do Sul".

Publicidade


Nas imagens do livro, entre as curiosidades estão 39 aquarelas atribuídas ao pintor setecentista português Joaquim José de Miranda, um conjunto sem paralelo na iconografia colonial, que narra episódios no qual a Coroa portuguesa envia expedições aos então chamados Campos de Guarapuava.


Maria Cristina acredita que Rumo ao Norte do Paraná deverá transitar com desenvoltura entre diversos públicos, como o acadêmico, institucional, estudantil ou aquele com alguma ligação afetiva com as cidades da região. Mas poderá atrair também um público que busca melhor conhecer o Brasil e sua história.

Publicidade


O lançamento prevê a doação de uma cota para instituições de ensino público e bibliotecas, entre outras, e estará à venda no dia do lançamento, assinado pelos autores. Preço: R$ 30,00 – a renda será revertida ao Museu Histórico de Londrina. Em breve, deverá chegar também às livrarias do Paraná e demais livrarias brasileiras. A coleção poderá ter, ainda, uma versão digital.


O livro, bilíngue (português e inglês), foi idealizado pelo Instituto Triunfo, do Grupo Triunfo Participações, com edição da Marcos Carrilho Arquitetos. É patrocinado pela Portonave, Rio Verde, Econorte, Concer e Concepa e realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.


Serviço:
O que: Lançamento Livro Rumo ao Norte
Quando: 10 de dezembro, às 17h
Onde: Museu Histórico de Londrina
Acesso: Confirmar presença pelo e-mail [email protected]

Rumo ao Norte do Paraná: fronteiras, fluxos e contatos – Approaching Northern Paraná: Frontiers, Movements and Encounters / Alessandro Filla Rosaneli [et al.]; coordenadora Maria Cristina Wolff de Carvalho; fotografias Nego Miranda. – São Paulo: M. Carrilho Arquitetos, 2014. 192 p. : il. color. – (Paisagens Culturais Brasileiras) ISBN 978-85-60897-04-9


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade