A história de Londrina em 152 páginas, 71 fotos e nove ilustrações. Esse é o conteúdo que recheia a primeira obra literária do servidor municipal e geógrafo José Luiz Alves Nunes, intitulada 'Londrina! Cidade de braços abertos o olhar de um pé vermelho da segunda geração'.
Ele ocupa atualmente o cargo de gerente administrativo-financeiro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). O pré-lançamento do livro aconteceu hoje (16), durante a coletiva semanal do prefeito Barbosa Neto.
A boa leitura é garantida não só pelos fatos históricos que resgatam a memória da cidade, mas também os dados curiosos que ganharam destaque na obra do servidor público. 'Um ponto interessante que o livro traz é por que o Londrina Esporte Clube recebeu o apelido de Tubarão. Os mais jovens esquecem que esse nome foi associado pelo sucesso do filme de Steven Spielberg com a ótima campanha do LEC no Campeonato Brasileiro', contou.
Leia mais:
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores de livros em 5 anos, aponta pesquisa
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Dividido em dez capítulos, o livro também tem cunho educacional. Durante a coletiva de hoje, José Luiz doou 250 exemplares para escolas e bibliotecas públicas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), universidades e museus. 'A história de Londrina só é vista na 3ª e 4ª séries. O objetivo é contribuir para que os professores utilizem o livro em turmas de 5ª à 8ª e no ensino médio, períodos escolares em que o currículo só contempla o estudo histórico do Paraná', disse o servidor.
Fruto de 14 meses intensos de dedicação, a história contada em 'Londrina! Cidade de braços abertos - o olhar de um pé vermelho da segunda geração' existe há muito tempo. 'A ideia nasceu, quando eu ingressei na prefeitura, há mais de 20 anos', concluiu José Luiz. Apesar da história da cidade iniciar em 1934, o livro faz um panorama, a partir da década de 20, de todos os presidentes e governadores, dedicando-se a traçar a trajetória de todos os prefeitos do município.
Grande parte das informações do livro foi tirada dos recortes de jornais do acervo da Biblioteca Pública de Londrina, enquanto a maioria das fotos é do acervo do Museu Histórico de Londrina e de alguns fotógrafos da cidade. Foram impressos 600 exemplares, com o apoio da Vectra Store. Os livros ficarão à venda no Museu Histórico de Londrina, localizado na rua Benjamim Constant, 900.