Tradição é um ponto forte dos orientais. E como não poderia deixar de ser, a Comunidade Nipo-brasileira de Curitiba, jutamente com a Nikkei Curitiba, realiza neste final de semana o Haru Matsuri (festa da primavera), evento comemorativo aos 95 anos de imigração Japonesa no Brasil, realizado neste sábado, 20 de setembro (12h às 22h) e também no domingo (das 12h às 18h).
Além de lembrar a imigração japonesa no Brasil, o Haru Matsuri é uma forma de saudar a estação das flores. No trecho da Rua Sete de Setembro ao lado da Praça do Japão, estará armada uma grande tenda. Debaixo dela, estarão funcionando barracas que vendem comidas típicas do Japão (ou nem tanto, como o arroz chop suey, que é uma invenção norte-americana), artesanato japonês, mudas de Sakura (cerejeira oriental), além de um palco para apresentações.
No sábado e no domingo haverá apresentações de Ukomi Taiko (tambor japonês), Bon-odori (dança folclórica de participação coletiva), Odori (dança clássica), Kendô (arte da espada), Aikidô, Coreografia Holiness, Karatê, Conjunto Nipson,Karaokê, desfile de Kimono, entre outras atrações.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Fazem parte do cardápio uma grande variedade de pratos de origem japonesa, como sukiyaki, yakisoba, sushi, tempurá, tepanyaki, sashimi, amazake, anmoti, anpan, aoyagui, dorayaki (este doce é uma delícia!), gyoza, harumaki, kare raissu, karinto, yaki mandyu, yaki niku, yakitori, moti, mushi mandyu, okonomiyaki, niguirizushi, makizushi, inarizushi, yakimeshi, udon, yakiniku, yakitori, yakizakana, teishoku, gengis khan, pastel, frango xadrez, entre outros.
A cultura oriental explica que o Haru Matsuri é uma festa que reverencia as flores e foi concebido de acordo com a filosofia e o conhecimento dos elementos de amor à natureza da milenar cultura oriental. De acordo com este ensinamento, a alma da planta muda de lugar conforme as estações do ano, sendo que na Primavera a alma está nas flores, no verão se situa nas folhas, no outono vai para o caule e no inverno repousa nas raízes.
"A tarefa do artista é descobrir onde se encontra esta alma sutil durante as estações e realçar a beleza na pintura zen, no ikebana, na poesia e fazer celebrações festivas através da dança e da música", diz o presidente do Nikkei Curitiba, Jorge Ishii ao explicar que o Haru Matsuri foi idealizado para reverenciar a Primavera e também para homenagear Curitiba para que a cidade possa reviver o clima de amor á natureza e à arte.
Serviço:
Haru Matsuri - Festa da Primavera
Data: 20 e 21 de setembro, sábado e domingo
Horário: dia 20 das 12h às 22h e dia 21 das das 12h às 18h
Local: Praça do Japão
Endereço: Av. Sete de Setembro com Av. República Argentina -Água Verde
Entrada franca
Telefones para informações: (41) 264-5474 e 277-4123