Notícias

A voz rouca do samba

17 mai 2003 às 16:01

Na noite desta sexta-feira, o Vasquinho (como também é conhecida a Sociedade Vasco da Gama) vai abrir mão do forró para se dedicar inteiramente ao samba. Nesta noite, a casa recebe a veterana cantora Elza Soares, que mostra todo seu talento e experiência em um show marcado para as 23h , com aproximadamente uma hora e meia de duração. Após a ex-mulher do jogador Garrincha fazer seu show, subirá ao palco o Grupo Ebubu Fulô, que se dedica ao samba de raíz. A banda terá o acompanhamento da cantora Marlene. Ambos vão mostrar para a velha Elza que em Curitiba também se faz samba, e dos bons.

Elza vem à capital paranaense para promover seu mais recente álbum, "Do Cóccix Ao Pescoço", que na época de seu lançamento teve uma boa publicidade graças ao fato de ser vendido em bancas de revista. A música de trabalho "A Carne" chegou a ser veiculada em muitas rádios nacionais. Escrita por Marcelo Yuka (ex-O Rappa), a música trazia um refrão morbidamente marcante que diz "A carne mais barata do mercado é a carne negra". Vale citar que recentemente a cantora teve dois dois álbuns antigos reeditados em CD graças ao trabalho de restagate da música brasileira que o titã Charles Gavin vem fazendo junto às gravadoras. Estes álbuns são "Baterista: Wilson das Neves" e "Elza Pede Passagem".


Nascida e criada em uma favela carioca, filha de uma lavadeira, Elza Soares casou-se aos 12 anos e aos 13 já era mãe. Por essa época participou do programa de calouros de Ary Barroso, em que ganhou a nota máxima. No final da década de 50 foi em turnê com Mercedes Batista para a Argentina, onde passou um ano. Seu primeiro sucesso veio com o compacto "Se Acaso Você Chegasse" (música de Lupicínio Rodrigues e F. Martins), onde introduzia um certo jazz no samba divergente da bossa nova.


Em seguida mudou-se para São Paulo, onde passou a se apresentar em teatros e casas noturnas, fazendo sucesso com a voz rouca que sempre a caracterizou. Depois de gravar seu 2º disco, "Bossa Negra", viajou para o Chile em 1962 como representante do Brasil na Copa do Mundo. Foi então que conheceu o jogador Mané Garrincha, seu futuro marido. Alguns sucessos ainda da década de 60 foram "Sambou, Sambou", "Mulata Assanhada", "Devagar com a Louça" entre outras.


Serviço:
Elza Soares e banda
Show de encerramento com o Grupo Ebubu Fulô e a cantora Marlene

Local: Sociedade Vasco da Gama (Forró Calamengau)
Data: 09 de maio, sexta-feira
Horário: o show começa às 23h
Ingressos: R$ 15 antecipados, à venda no Armazém do CD (Praça Osório), Café do Teatro (R. Amintas de Barros, 154), Maia Box (Mercado Municipal) e no local. No dia, o ingresso vai custar R$ 20
Telefone: (41) 338-7766


Continue lendo