Como o próprio nome sugere, o Grupo Fato mostra em seu mais recente show, batizado como "Atamancados", o quanto se aprofundou em sua pesquisa com a sonoridade dos tamancos de madeira do Fandango Paranaense, adotando-os definitivamente como instrumentos de percussão - mas não só pra bater fandango. Este espetáculo, que estreou em Curitiba no mês de maio e já foi apresentado com sucesso em São Paulo, será realizado neste final de semana, de sexta a domingo, no Guairinha.
O show será gravado para a edição de um DVD do grupo. Após os shows de sexta e sábado, o público estará convidado a confraternizar com o Fato no Kandahar Espaço Cultural e Eventos, localizado na Rua XV de Novembro, número 2832, no Alto da XV.
Além do destaque para a percussão feita com os tamancos de madeira, alguns instrumentos diferentes foram criados e construídos por Zé Loureiro Neto, integrante do Grupo, favorecendo a utilização de um leque mais diverso de timbres.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Com linguagem e sonoridade amadurecidas, o Fato utiliza elementos da tradição popular regional, unindo-os, ao seu modo, aos múltiplos "sotaques" existentes na música brasileira e mundial. Nas palavras de Rodolfo Stroeter: "o Fato mescla de forma inaudita a tradição (do Fandango do Paraná, por exemplo) com o inusitado, percorrendo uma trajetória que, a partir da visão do Sul brasileiro, abrange o Brasil moreno, urbano, rural, nordestino e muitas vezes sideral".
Através da experimentação e da pesquisa coletivas, o Grupo busca, acima de tudo, uma estética original e plural, calcada na diversidade das influências de seus seis integrantes, mostrando uma visão de mundo que se revela em musicalidade peculiar e dicção ao mesmo tempo paranaense, brasileira e universal.
O espetáculo traz vinte canções de vários compositores e mantém o propósito do Grupo em interpretar e revelar artistas independentes do cenário musical paranaense e brasileiro. O show "Atamancados" tem direção cênica, cenografia e figurinos de Jacqueline Daher e iluminação de Nádia Luciani.
Neste ano, o grupo realizou um respeitável projeto, o "Fato vai à Escola", em que apresentou seu show de forma didática em escolas públicas municipais e estaduais de Curitiba, com entrada franca. Nestas apresentações o grupo deixou claro que o objetivo do projeto é levar um pouco da produção artística local aos curitibanos menos privilegiados.
Fazem parte do Fato os músicos Grace Torres (teclados), Ulisses Galetto (baixo), Zé Loureiro Neto (bateria), Priscila Graciano (percussão), Gilson Fukushima (guitarra) e Alexandre Nero (voz ).
Serviço:
Grupo Fato
Show 'Atamancados'
Local: Teatro Guaíra - Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Endereço: Rua XV de Novembro, s/nº
Datas: 21, 22 e 23 de novembro, sexta a domingo
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 7 e R$ 5 (bônus), à venda nas bilheteria do Teatro
Telefone: (41) 304-7961 e 304-7900