Foram definidos na noite deste sábado (14) os vencedores das cinco categorias do Concurso Cultural Paraná FM, escolhidos pelo júri técnico. O concurso é uma promoção do Governo do Paraná e Rádio e TV é Paraná. Na categoria Rock/Pop, a vencedora foi a banda londrinense Terra Celta.
Confira a lista completa dos ganhadores:
Eletrônica - Max e Guedes
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Hip Hop - São Nunca
MPB - Projeto Fenda
Rock/Pop - Terra Celta
Sertanejo - Rafael Passos
Participaram do projeto 520 músicos de 95 cidades paranaenses. No período de votação, de 14 de outubro a 8 de dezembro, foram computados cerca de 54 mil votos, postadas 2.562 fotos, 1.700 músicas e 1.692 vídeos.
O projeto Paraná FM estimula a produção musical no Estado e tem a proposta de descobrir novos talentos. Puderam participar músicos paranaenses ou residentes no Paraná. Os cinco vencedores terão gravação de um videoclipe de até sete minutos em estúdio profissional, incluindo direção de cena, uma diária de captação, pós-produção e 10 cópias em DVD.
Com a divulgação dos vencedores, a próxima etapa é a gravação para a TV éParaná, que acontecerá entre 2 de janeiro e 28 de março de 2014, em horário a ser definido. O material gravado será apresentado entre 31 de março e 27 de junho de 2014.
O júri técnico do concurso teve as participações de João Egashira, Michael Davis, Abonico Smith, Alyson Brasil e James Pedrozo Pinto. Leia alguns dos depoimentos dos jurados:
João Egashira – Julgar música não é uma tarefa fácil, pois a música é algo pessoal, que sai da alma e do coração. Por isso, digo que estão todos de parabéns por terem participado e por terem decidido fazer música de forma séria. Quanto à competição, um dia a gente ganha, outro a gente perde. A vida é assim; O importante é não se entregar. E tenho certeza que neste caso, todos ganharam. Sucesso a todos e um grande abraço musical.
Michael Devis - Parabenizo a iniciativa, ainda mais vinda do poder público, porque além das premiações, visa à disseminação do produto nosso, dando visibilidade e potencializando o trabalho de artistas locais. Há muito tempo o hip hop paranaense trabalha nos bastidores, porém, nos últimos anos, o Paraná virou referência neste segmento. Qualquer artista nacional, antes de lançar um trabalho, passa por aqui para fazer pesquisa e divulgar seu trabalho. Sobre o Concurso PR FM, o que vimos foi a grande fartura de estilos musicais dentro do hip hop, o que é muito importante, por mostrar diversos lados dentro da própria cultura.
Abonico Smith - Como comparar um artista que une musicalidade brasileira a instrumentos folclóricos europeus com um cantor que demonstra exímia competência na obediência à cartilha da música pop embalada para a difusão nas rádios? Nesta linha, encontrei cinco finalistas que muito pouco ou quase nada têm em comum, mas que são ótimos. Então, como estabelecer um critério? Decidi eleger o vencedor a partir de uma única pergunta aplicada para todos: qual destes artistas teria mais probabilidade de atravessar as portas e conquistar as pessoas? Esta é a justificativa para a minha escolha sem desmerecer os outros quatro (muito pelo contrário, aliás).