Pesquisar

Canais

Serviços

Alemão supera austríaco

Beethoven e Mozart continuam no ranking dos mais populares da música clássica

Redação Bonde
29 mar 2016 às 17:01
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Quem diria que, após tantos séculos, os músicos continuariam fazendo sucesso. De acordo com uma lista elaborada por uma emissora britânica, o compositor alemão Beethoven supera o austríaco. Ainda segundo estudo, o aumento da popularidade pode estar ligado à presença das obras em filmes.

Continua depois da publicidade

Pela primeira vez, o alemão Ludwig van Beethoven ficou à frente do austríaco Wolfgang Amadeus von Mozart no ranking anual de compositores mais populares Hall of Fame, divulgado pela emissora britânica Classic FM nesta segunda-feira (28).


Desde que a lista foi criada, em 1996, Mozart aparecia na primeira posição.


Neste ano, 19 das 300 obras mais populares segundo a enquete da emissora são de Beethoven, três delas entre as top 10. Mozart continua bastante apreciado, com 16 obras na lista resultante da pesquisa, que contou com 170 mil votos neste ano.


Para o locutor John Suchet, uma razão para o aumento da popularidade de Beethoven seria a utilização de suas obras em filmes como "O Discurso do Rei", de 2010, no qual a "Sinfonia nº 7" é citada. A enciclopédia Wikipedia lista 14 produções cinematográficas em que somente essa obra do compositor alemão aparece.

Continua depois da publicidade


Suchet destaca que, no geral, o músico é muito conhecido. "Nas ruas de uma cidade qualquer no mundo, grande ou pequena, haverá alguém que conhece a obra de Beethoven", diz.


A obra nova no ranking da Classic FM de maior sucesso é Shenmue, composta pelos japoneses Yuzo Koshiro e Ryuji Iuchi para o videogame homônimo. E com sua música para o novo filme da saga Star Wars, O despertar da força, o americano John Williams é considerado o mais popular compositor ainda vivo.


Divulgação
Divulgação


A primeira posição do ranking, no entanto, é ocupada pela sétima vez por uma obra do início do século: The lark ascending, composta pelo britânico Ralph Vaughan Williams em 1914.


(com informações do UOL)


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade