Pesquisar

Canais

Serviços

João Lopes: novo disco traz clássicos antigos e músicas inéditas - Divulgação
Continua depois da publicidade

Bicho do Paraná

Katia Michelle Pires - folha de Londrina
06 abr 2005 às 17:25
Continua depois da publicidade

O músico João Lopes, autor do clássico hit ''Bicho do Paraná'', faz um pocket show nesta quarta-feira, em Curitiba, para divulgar o seu novo disco ''Bicho do Paraná Acústico'', lançado pela gravadora Villa Biguá.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O show é uma prévia do lançamento oficial do CD, que acontece no sábado, dia 09 de abril, no Teatro da Reitoria. O novo disco é o primeiro lançado em CD por uma gravadora.


Antes disso, o trabalho de João Lopes só podia ser encontrado em LPs e fitas cassetes. Embora em meados da década de 90, o extinto Banco Bamerindus tenha lançado um disco com algumas músicas de Lopes, o CD teve distribuição dirigida. ''Considero o Bicho do Paraná Acústico o meu primeiro CD'', conta o músico.


O processo para lançamento do novo trabalho começou há três anos, a partir de um convite da Villa Biguá. Na mesma época, Lopes estava sendo sondado pelo aclamado produtor musical Tom Capone, que morreu no ano passado.


''Acabou dando certo com a Biguá, que também queria relançar o disco de 1981 (lançado pela Continental), mas me deu liberdade para realizar novos arranjos para as músicas e incluir canções inéditas'', revela.

Continua depois da publicidade


O disco reúne clássicos como ''Bicho do Paraná'', ''O Homem e a Natureza'' e ''Caboclo'', mas também apresenta trabalhos inéditos, como ''Falar de Amor'' e ''Morar na Roça'' e ainda regravações de ''Verdura'' (Paulo Leminski), ''Cheiro do Mato'' (Blindagem) e ''Blowing in the Wind'' (Bob Dylan).


Para a gravação, Lopes convidou um novo time de músicos, como Glauco Solter, no baixo, Endrigo Bettega, na bateria e Gerson Sabbag nos teclados. Carmem Carolina, que já havia trabalhado com Lopes em outros dois discos e a cantora Rogéria Holtz participam dos vocais. Lopes convidou ainda músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná para gravar os violinos.


O disco foi produzido e arranjado por Mário Conde e pretende resgatar a sonoridade conhecida como Rock Rural, gênero que revelou gente como Sá, Rodrix e Guarabira, Flávio Venturini e até mesmo a banda curitibana Blindagem.


Ivo Rodrigues, fundador da banda paranaense, aliás tem uma estreita relação com o início da carreira musical de Lopes. Em meados da década de 70, depois de deixar a banda ''A Chave'' para se dedicar a uma temporada de trabalho solo, Rodrigues convidou Lopes para uma participação de um show no Teatro Universitário de Curitiba (TUC). ''Eu cantei quatro músicas e logo depois fui convidado para fazer um show solo no Teatro Paiol. Depois não parei mais'', conta Lopes.


Em 1981, a convite da gravadora Continental, João Lopes lançou seu primeiro disco, intitulado ''João Lopes'', com direção artística de Pena Schimidt. Entre outras músicas ali estava ''Bicho do Paraná'', que anos mais tarde ilustraria uma campanha de televisão. ''Acho que isso ajudou muito no sucesso da música'', opina Lopes.


O disco seguinte, ''Pé Vermelho'', foi lançado em 1988, publicado pela gravadora Álamo Sul. Em 1990 veio o disco ''O Homem ao Natureza'', lançado pela conceituada Som da Gente. Em 1996, de forma independente, João Lopes lança''Interiores''.


O lançamento de ''Bicho do Paraná Acústico'' acontece após um hiato de 9 anos. Depois do pocket show desta quarta-feira, que tem entrada franca, o músico João Lopes faz show no Teatro da Reitoria, no sábado.



Serviço:
Shows de lançamento do álbum ''Bicho do Paraná Acústico''


Pocket show
Data: 06 de abril, quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Livrarias Curitiba do Shopping Estação
Entrada franca

Show de lançamento oficial
Data: 9 de abril, sábado
Horário: 21 horas
Local: Teatro da Reitoria
Ingressos: R$ 10 (antecipados) e R$ 20 (no dia)
telefone: (41) 360-5066


Compartilhar nas redes:

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade