Foi em 1996, mais precisamente no mês de março, que o Black Maria iniciou sua história, hoje repleta de acontecimentos curiosos. Na época, o grupo resumia-se a um trio formado por Franco Milani (guitarra e voz), Beto K (baixo e voz) e Rogério (bateria). Em 1997, gravaram o primeiro CD independente, que ganhou o mesmo nome da banda.
As mudanças na formação ocorreram em 1998, quando o baterista foi substituído por Gustavo Pereira. Gabriel Teixeira, que já participava do grupo como artista convidado, foi incorporado definitivamente como guitarrista. É esta hoje a formação do Black Maria, que conta ainda com o percursionista Thiago Gabiru e o tecladista Henrique Peter.
O rock com influências de música latina, funk e reggae definem seu estilo. No início da carreira, tocavam muitas covers em seus shows, mas isto é passado. Há tempos seu repertório é basicamente composto por música próprias. Claro que sempre há espaço para algumas covers dos grandes artistas que admiram, em especial Mutantes. Para oficializar esta admiração, gravaram "El Justiciero" (em versão "Ilha do Mel") em seu segundo álbum, "Demorô", de 2000.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
As influências não páram por aí. "Sr. Sol", por exemplo, faz referência à música "Virgínia", da antiga banda de Rita Lee. Foi justamente esta a faixa do CD escolhida para se tornar um bem produzido videoclipe com direção de Raul Machado, curitibano que já fez videos para artistas do calibre de Chico Science e Planet Hemp. Em seus quatro minutos de duração, exibe imagens que sintetizam muitos elementos do universo do Black Maria, como praia, sol e rock, com referências brasileiras - as filmagens aconteceram na Guarda do Embaú, Santa Catarina.
Este videoclipe foi agraciado com o prêmio Saul Trumpet em abril deste ano. Na mesma noite, a banda recebia também o prêmio de melhor música por "Basho", uma composição da veterana Alice Ruiz com o guitarrista da banda. A conexão com os anos 70 é inevitável, pois o guitarrista Gabriel é filho de Paulo Teixeira, da banda Blindagem. Autêntico dinossauro do rock curitibano, Paulo Teixera era unha e carne com Paulo Leminski e Alice Ruiz nos anos 70, época em que gravou muitas composições da dupla.
Apresentações em eventos de grande porte têm incrementado o currículo do grupo nos últimos meses. Há poucas semanas, participaram do Skol Rock, em Curitiba, abrindo shows de Skank e Cássia Eller. Tocaram na Pedreira Paulo Leminski durante o show de lançamento do projeto Geração Pedreira. Foram à Brasília para o Porão do Rock, um dos maiores festivais do Brasil. O jornal O Globo considerou-os como uma das revelações do evento, juntamente com a banda brasiliense Divine.
Não há como deixar de citar a viagem que fizeram à cidade norte-americana de Oberlin, no estado de Ohio. Lá fizeram quase uma dezena de apresentações e voltaram mais "abrasileirados" do que antes.
>>>> Entrevista com Black Maria
>>>> Letras das principais músicas
>>>> Comentários
>>>> link para o site oficial: www.blackmaria.mus.br
* especial publicado em 05/10/01