Notícias

Bonecas em cena

12 out 2006 às 17:28

Cinco bonecas velhas abandonadas. Uma de pano, uma de louça, uma noivinha, uma bruxa e uma bailarina de caixinha de música. Cinco bonecas que já foram brinquedos e agora, esquecidas num canto qualquer, alimentam sonhos e se decepcionam com o tédio do dia-a-dia alternando saudade e raiva de suas respectivas donas. Cinco bonecas esperando sabe-se lá o quê.

É a esse universo de fantasia que o público será transportado durante o espetáculo ''Memórias de Bonecas'', que estréia nesta sexta-feira, às 20h30, na Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4.159), em Londrina. As apresentações se estendem até domingo, retornam no dia 19 e ficam em cartaz até o dia 22. É a segunda montagem do grupo Mah, que debutou nos palcos no ano passado com a peça ''Brasis''.


O novo espetáculo foi idealizado também em 2005, originalmente como uma peça sobre o universo feminino. ''A vontade inicial era discutir o mundo da mulher a partir das memórias da infância. Depois, com os ensaios, decidimos ampliar o tema para abordar as questões da existência humana em geral refletindo sobre a nossa vida no mundo contemporâneo'' - explica o diretor Manuel Fabrício.


A peça aborda as formas de viver, as formas com que diferentes pessoas encaram a realidade. ''As cinco bonecas, com suas diferentes personalidades, encarnam essas dúvidas sustentando-se em linguagens emotivas distintas'' - salienta. Para interpretá-las, o diretor escalou cinco mulheres com formação artística diferencidada.


Margha Vine, por exemplo, trabalhou durante anos na Inglaterra com dança-contemporânea e teatro físico. Atualmente é professora no curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina. Já Regiane Coleraus é atriz e dançarina formada pela UEL. Hoje, além do teatro, realiza trabalhos de dança do ventre e flamenco.


A também atriz Michele Almeida tem atuado em produções locais ligadas à pesquisa de teatro contemporâneo, com destaque para montagens do grupo Labirinto. Luiza Nogueira, por sua vez, é atriz e escritora com trabalhos desenvolvidos nas áreas de resgate histórico e produções cômicas. Paula Mezzaroba, por fim, é bailarina clássica formada pelo Centro de Danças Adanac.


O diretor lembra que as cinco intérpretes colaboraram com várias passagens do texto. Antes de estrear nos palcos, o projeto da peça foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz obtendo patrocínio da Petrobrás - algo similar ao ocorrido com o projeto do espetáculo de dança ''Fale Baixo'', que o Ballet de Londrina mostra nesta semana no Festival de Dança.

Serviço:
Peça ''Memórias de Bonecas'', com o grupo Mah

Datas: 13 a 15 de outubro, de sexta a domingo
Horário: 20h30
Local: Usina Cultural
Endereço: Av. Duque de Caxias, 4.159, em Londrina
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (para estudantes, aposentados e para quem apresentar o panfleto de divulgação da peça). Os ingressos podem ser adquiridos no local uma hora antes das apresentações ou pelos telefones 9125-6457 e 9932-6888.


Continue lendo