Samba no pé e muita animação esperam os foliões que passarem o Carnaval no Litoral do Estado. Como no ano passado, as três maiores festas, comandadas pela Matinbanda, Caiobanda e Banda de Guaratuba, acontecem em dias alternados, possibilitando que os carnavalescos mais incansáveis não percam nenhum minuto da farra, nas noites de sábado, domingo e segunda-feira.
Em Pontal do Paraná, a festa promete ser ainda maior. Estão previstos bailes públicos nos cinco dias do feriado nos balneários de Praia de Leste e Shangri-lá.
Na cidade histórica de Antonina também já está garantido o desfile de suas duas principais escolas de samba. Com isso, aos poucos o município recupera a beleza de seu carnaval, considerado o maior e melhor do Paraná. Um dos diferenciais da festa da cidade sempre foi a rivalidade entre as escolas de samba Batel e Filhos da Capela, que divide a população em apaixonadas torcidas.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
No ano passado, as escolas finalmente voltaram à avenida. Mas ainda não será neste ano que uma delas se consagrará campeã. As escolas decidiram que ainda não é hora de realizar concurso. Por isso, o desfile acontece sem disputas.
O desfile em Antonina será no domingo, a partir das 21 horas. Além da Batel e Filhos da Capela, também desfilam as escolas Leões de Ouro, Batuqueiros do Samba e Brinca pra não chorar. Não são só as escolas que fazem a fama de Antonina. Outras particularidades dos carnavais antoninenses são a apresentação de blocos, desfile de fantasias e concurso das escandalosas, o que acontece no sábado e segunda-feira.
Este ano, a cidade também fez questão de reservar um espaço para reviver os antigos carnavais. Na sexta-feira, às 23 horas, a abertura dos bailes públicos acontece sob o som de marchinhas carnavalescas, com o Grupo Canto do Mar, de Paranaguá. E no sábado às 19 horas está agendado o Baile das Antigas, com Os Amigos da Carioca, um grupo de músicos da cidade que reúne-se todo sábado para tocar músicas de velhas épocas.
Matinhos e Antonina já prometiam para o último sábado seu Grito de Carnaval, uma pequena amostra do que vem pela frente. A Prefeitura de Matinhos espera um público de 700 mil pessoas nas noites de sábado, com a Matinbanda, e no domingo, com a Caiobanda.
A Banda de Guaratuba sai na segunda-feira, com festa em 1,3 mil metros da avenida. O carnaval começa às 21 horas, com uma das tradições da cidade: a Escola de Samba Unidos de Guaratuba, seguida pelo Bloco da Velha Guarda de Guaratuba e os jovens do Bloco Axé Quebradeira. Depois, três trios elétricos se revezam até as 4 horas. Mais informações o Carnaval em Guaratuba podem ser obtidas no site: www.carnavaldeguaratuba.com.br
Em Pontal do Paraná, como acontece há três anos, a Associação Comercial de Pontal e comerciantes locais tomaram a frente na organização do carnaval, que terá cinco dias de bailes públicos, na praça central de Shangri-lá e no calçadão de Praia de Leste. A abertura oficial acontece na sexta, em Praia de Leste, com a escolha do Rei Momo, e a chegada do trio elétrico, que vem arrebanhando foliões a partir do balneário vizinho de Canoas.
FOLIA NO LITORAL - Programação
Sexta-feira (dia 24)
- Praia de Leste: 18h, abertura, concurso do Rei Momo, arrastão com trio elétrico a partir do balneário de Canoas. 23h, festa pública no calçadão.
- Shangri-lá: 23h, trio elétrico na praça central
- Antonina: 22h, coroação do Rei e Rainha do Carnaval, baile público com Grupo Canto do Mar (marchinhas) e Banda Alkoolmais
Sábado (dia 25)
- Matinhos: 22h, Matinbanda (avenida Atlântica)
- Praia de Leste: 23h, trio elétrico (calçadão)
- Shangri-lá: 23h, trio elétrico (praça principal)
- Antonina: 16h, baile infantil; 19h, Baile das Antigas; 20h, desfile dos Blocos Folclóricos Apinajés, Guarani, Boi do Norte e Bloco do Dragão; baile público.
Domingo (dia 26)
- Caiobá: 22h, Caiobanda (av. Atlântica)
- Praia de Leste: 23h, trio elétrico (calçadão)
- Shangri-lá: 23h, trio elétrico (praça principal)
- Antonina: 19h, desfile de blocos; 21h, desfile das escolas de samba.
Segunda-feira (dia 27)
- Guaratuba: 22h, Banda de Guaratuba
- Praia de Leste: 23h, trio elétrico (calçadão)
- Shangri-lá: 23h, trio elétrico (praça principal)
- Antonina: 16h, baile infantil; 18h, Baile das Antigas; 20h, desfile de blocos; 22h, Concurso das Escandalosas, baile público.
Terça-feira (dia 28)
- Praia de Leste: 23h, trio elétrico (calçadão)
- Shangri-lá: 23h, trio elétrico (praça principal)
- Antonina: 18h, Baile das Antigas; 20h, desfile do Bloco de Bonecos Giganets de São José dos Pinhais; baile público
Sábado (4/3)
Baile do Ressacão, em Matinhos