Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Chorando com muita categoria

Redação Folha
26 abr 2007 às 17:28
O clube de Choro de Londrina faz as honras da casa na abertura do evento: Tradição e excelência musical - Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De 22 a 28 de abril acontece a II Semana do Choro, na Associação Médica de Londrina, em comemoração ao Dia Nacional do Choro (dia 23 de abril), que marca os 110 anos de nascimento de Pixinguinha, o maior chorão brasileiro.

Na abertura da semana, a atração será o Clube do Choro de Londrina. A pianista Luciana Gastaldi e o trompetista Cícero Cordão fazem um duo numa sonoridade diferente dos regionais - formação tradicional do choro que inclui flauta, bandolim e cavaquinho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na terça, a flautista japonesa Naomi Kumamoto, no sábado, dia 21, acompanhada por um quinteto de cordas numa homenagem a Pixinguinha, que apresentará as valsas ''Sensível'' e ''Rosa''.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


No quinteto estarão as musicistas Beth Frigeri (violoncelo), Wendy Miceli (viola) e Nicole Bergamo (primeiro violino). O grupo ainda inclui a participação ao violino de Helen Oliveira e Tauana de Moura, integrantes do projeto social Sinfonia Universal desenvolvido no Jardim Nossa Senhora da Paz (Zona Oeste).
A noite de terça-feira será aberta com o lançamento do primeiro Clube do Choro londrinense de mulheres, batizado de grupo ''Maracutaia''.

Publicidade


O concerto principal da noite vai ser com ''Novos Cutubas'', do Rio de Janeiro, considerados a nova geração do choro, e, na quarta-feira, a semana continua com um dedinho de samba, primo querido do chorinho, com a apresentação do grupo vocal ''Acorde Torto''.


As doze vozes do grupo esquentam a noite em preparação para o concerto de Rui Kleiner, de Piracicaba (SP), ao bandolim. O músico será acompanhado de Israel Laurindo ao violão de sete cordas (Campinas). Destaque para os choros de autoria de Kleiner.

Publicidade


O concerto de abertura na quinta-feira fica por conta de Robertinho de Souza, músico londrinense importante na cena do choro, que entrega a noite de bandeja nas mãos de Beto 7 Cordas, pioneiro londrinense na utilização do violão de sete cordas.


Sexta-feira é dia do trio de sopro formado por Júlio Erthal, Paulinho Siqueira e Rosana Moraes, organizadora do evento, que prepara o ambiente para o ''Choro na Mão'', grupo que foi formado para uma apresentação com Joel Nascimento, mas que acabou ficando na mão, justamente porque a atração principal quebrou a mão.

Publicidade


Os músicos londrinenses acabaram ficando desfalcados no elenco, mas não perderam o humor ao batizar o grupo de''Choro na Mão''.


A festa do chorinho termina no sábado com apresentação do grupo londrinense ''Café no Sangue''.

Publicidade


''A primeira semana foi realizada em 2004, ficando dois anos sem acontecer, período em que eu estava morando no Rio de Janeiro. A cena de choro londrinense acabou dando uma esfriada. Agora, queremos retormar o projeto e já estamos pensando na próxima edição'', comenta Rosana Moraes.


A semana ainda terá dois gritos de choro, o primeiro no domingo, às 11 horas, no Mercado Shangri-lá e outro na terça-feira, meio-dia, no Calçadão, reunindo o público para uma roda.

Publicidade


Todos os dias da semana, quem quiser continuar chorando noite adentro poderá participar das rodas na segunda, terça e quarta-feira, no Café Brasil (Rua Humaitá, esquina com Monte Castelo) e na quinta-feira, no Brasiliano Bar & Cozinha (Rua Espírito Santo, esquina com Rio de Janeiro).


Serviço:
II Semana do Choro
Todas as apresentações começam às 20h30 e tem o ingresso único de R$ 3,00. Não haverá venda antecipada e nem distribuição de senha.
de amanhã até dia 28 de abril, no Auditório da Associação Médica de Londrina (em frente à Concha Acústica), sempre às 20h30.

Programação:
Dia 22/04: Clube do Choro de Londrina (Londrina)
Dia 23/04: Naomi Kumamoto - flautista (Japão/ Rio de Janeiro), acompanhada pela Daniel Karin - percussão (Niterói) e Tiago Prata - violão de 7 (Rio de Janeiro)
Dia 24/04: Novos Cutubas (Rio de Janeiro)
Dia 25/04: Rui Kleiner - bandolim (Piracicaba/ Campinas), acompanhada de Israel Laurindo - violão de 7 (Campinas)
Dia 26/04: Beto 7 Cordas e Paulinho Siqueira - participação especial Robertinho Souza (Londrina)
Dia 27/04: Choro na Mão (Londrina)
Dia 28/04: Café no Sangue (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade