Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja o vídeo!

Conheça MC Rayban, que transformou 'bactériaaa' em grito de guerra conta coronavírus

Samara Oliveira - Folhapress
17 abr 2020 às 08:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio à tensão diante da pandemia do novo coronavírus, há quem consiga provocar o riso dos brasileiros. Foi o caso de um vídeo de um comerciante cantando um funk chamado "Bactéria #FDP", no camelódromo popular da rua Uruguaiana, no Centro do Rio. No final de março, a filmagem viralizou nas redes sociais.

O hit sobre a Covid-19 que rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter é de autoria de Jelson Pereira dos Santos, 38, que se tornou conhecido como MC Rayban.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além da repercussão na rede de microblogs, o funk gerou, apenas no YouTube, pelo menos 20 versões, com remixes ou outros ritmos -samba, pagode, voz e violão. O vídeo original, publicado na rede em 29 de março, tem quase 200 mil visualizações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


No funk, o vírus é xingado, chamado de bactéria e micróbio, acusado de "empatar foda" e atrasar os trabalhos, mas o recado final é o de que será derrotado por um Brasil unido onde "não tem mole pra Covid-19 nem 20". O MC, que estudou até a sétima série, diz saber que bactéria e vírus não são sinônimos, mas que não tem conhecimento científico para diferenciar os termos.

Publicidade


Confira o vídeo:



Rayban, que já foi MC Jésinho e MC Jel, entre outros nomes, ganha a vida vendendo óculos de sol no camelódromo onde o vídeo foi gravado por um passante. O mais recente nome artístico se concretizou justamente pelo grito que usa para atrair os clientes.

Publicidade


Por causa da pandemia, Rayban é mais um dos brasileiros que não conseguem arcar com suas contas -e que também não conseguiu até agora o auxílio emergencial de R$ 600 oferecido pelo governo. Ainda sem conseguir retorno financeiro com a música, o cantor e o irmão contam com a ajuda da mãe, de amigos e projetos sociais, além da compreensão do locatário, já que não conseguiram pagar o aluguel da casa que dividem.
A situação, porém, pode mudar em breve, já que o MC assinou nesta quarta (15) contrato com o selo musical Blast, parceiro da Sony Music.


Natural de Três Rios, interior do Estado do Rio de Janeiro, MC Rayban diz ter ligação com a música desde a infância. A mãe do cantor, Marilda Vieira, 68, se divorciou do pai do MC e criou os filhos sozinha. Para isso, complementava a renda de doméstica cantando em bares e festas particulares. Em casa, desde criança, Jelson já escrevia paródias e suas próprias músicas.

Publicidade


Recém-chegado à cidade do Rio, morando com o irmão no Morro da Providência, no bairro Gamboa, há seis meses, o MC conta que fez a letra sem dificuldade, apenas "analisando a situação em que o Brasil se encontra". Apesar de ter sido surpreendido pela repercussão do vídeo, Mc Rayban, que é pai de um jovem de 16 anos, diz que a intenção é tirar um pouco do pânico provocado pelas constantes notícias de óbitos e infectados.


"Minha música é um grito entalado do povo. Vemos os governantes falando o tempo todo disso e nós, a população mais carente, tem necessidade de gritar. Nessa selva de pedra é o povo que tem a força do leão. Essa forma descontraída de tratar esse problema é um jeito de quebrar a tensão, para tirar o medo", afirmou.

Publicidade


Mesmo levando a situação de forma cômica, o MC reconhece a gravidade do problema. "A situação é realmente séria, precisamos nos cuidar com as recomendações de higiene. Tenho todo respeito as famílias e aos que se foram", disse.


Mc Rayban diz que vai lançar outras músicas em torno desse tema. O funk "Bactéria #FDP" será gravado em estúdio e lançado no próximo dia 25 em plataformas de streaming. Outras faixas, como "Cachaça com Limão" e uma sobre o auxílio emergencial, também estão nos planos do cantor.

Rayban avisa que havia um perfil falso no Twitter que se passava por ele e pedia dinheiro para gravar músicas. E esclarece que suas redes sociais são: @mcraybanreal, no Instagram; @MCRayban1, no Twitter. O MC ainda não tem Facebook.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade