Um coro composto de 400 crianças é a atração desta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Cine Teatro Ouro Verde. Além disso, apresentam-se os coros Infantil e Juvenil da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No repertório, canções populares brasileiras e de outras nacionalidades.
O evento marca um ano da realização do projeto ''Educação Musical através do Canto Coral - um canto em cada canto'', aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Buscando democratizar o acesso à cultura, o projeto vem sendo realizado em oito escolas da rede municipal de ensino. Dele participam crianças da 2ª à 4ª série.
Planejado com o intuito de funcionar como um projeto-piloto para tentar implantar a educação musical através da voz em escolas públicas do município, o projeto tem alcançado êxito em sua atuação, destacando-se por sua metodologia e sua abrangência no processo de formação geral das crianças. Os ensaios são feitos por seis monitores (regentes e tecladistas), que se revezam nos ensaios semanais em cada uma das escolas e por duas coordenadoras.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
A diretora artística do projeto, Lucy Schimiti, afirma que o grande valor da educação musical é propiciar a oportunidade das crianças vivenciarem uma experiência estética. ''Isso traz benefícios sociais, culturais, além de melhorar a auto-estima da criança'', comenta. Dentro dessa perspectiva, Lucy disse que são inúmeros os depoimentos de diretoras das escolas destacando diversas melhorias no comportamento das crianças, que estão mais atentas, com raciocínio mais ágil e mais disciplinadas. ''A experiência tem superado as nossas expectativas e a Secretaria de Educação já demonstrou grande interesse em ampliar o projeto'', informou Lucy.
Coros da UEL
Formados por crianças, adolescentes e jovens da comunidade em geral executam um repertório diferenciado de canções a duas, três ou quatro vozes. Bastante requisitados, no mês de fevereiro, o Coro Juvenil da UEL fez um concerto a convite da Universidade de Brasília, no Encontro de Coros promovido por aquela instituição. Em agosto, já está agendada a participação do Coro Infantil na comemoração dos 35 anos da Faculdade de Medicina/Departamento de Pediatria da UNESP (Botucatu - SP).
Serviço:
Apresentação de coro de 400 vozes, Coro Infantil e Coro Juvenil da UEL
Data: 27 de junho, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Ouro Verde
Ingresso: Entrada Franca