Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Madureira

Corpo de Dona Ivone Lara é velado na quadra da Império Serrano

Agência Brasil
17 abr 2018 às 17:36
- Portal Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O corpo da cantora e compositora Dona Ivone Lara está sendo velado na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, onde chegou depois das 11h30. A sambista morreu na noite passada (16), devido a um quadro de anemia que se agravou com insuficiência cardiorrespiratória.

A artista estava internada desde a última sexta-feira (13), data em que completou aniversário, no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva da Coordenação de Emergência Regional, no Leblon, zona sul da cidade. O sepultamento de Dona Ivone Lara está marcado para as 16h30 no Cemitério de Inhaúma, na zona norte da cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, decretou luto de três dias na cidade pela morte de Dona Ivone Lara. "Morre o sorriso negro que tanta felicidade trouxe as gerações de brasileiros. Dona Ivone Lara cantou e tornou possíveis sonhos, engrandeceu lutas, transpôs preconceitos. Em seus versos cresceu o samba, fortaleceram-se as mulheres, apequenou-se o racismo. Eu, que morei na África durante anos, convivi com um povo que cresce nas adversidades, repleto de esperança e força de imaginação, assim como nossa dama do samba que hoje se foi. Negro é raiz da liberdade, é inspiração e, hoje mais do que nunca, é luto. A tristeza rola nos olhos do nosso povo, mas também me vem a lembrança de uma guerreira, com talento infinito e vida plena. Peço a Deus que conforte a sua família, amigos e a todos os seus admiradores. Em homenagem e respeito, a prefeitura decreta luto de três dias".

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Trajetória

Publicidade


Dona Ivone Lara perdeu os pais muito cedo. O pai morreu quando ela tinha três anos de idade e a mãe aos 12. Ela então foi criada pelos tios e com eles aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvir samba ao lado do primo Mestre Fuleiro e teve aulas de canto com Lucília Guimarães e recebeu elogios do marido da professora, o maestro Heitor Villa-Lobos.


Casou-se aos 25 anos de idade com o filho do presidente da escola de samba Prazer da Serrinha e foi onde conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros em algumas composições, como Mano Décio e Silas de Oliveira, que se tornaram campeões de vários sambas de enredo na Império Serrano.

Publicidade


Com a fundação do Império Serrano em 1947, passou a desfilar na ala das baianas. E também Compôs o samba Não me perguntes, mas a consagração como sambista veio em 1965, com Os cinco bailes da história do Rio, quando se tornou a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da escola de samba.


Entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, entre tantos outros.

Em 2012, foi homenageada pelo Império Serrano no grupo de acesso, com o enredo Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba. Em dezembro de 2014 foi a homenageada na 19ª edição do Trem do Samba. Um mês antes, Dona Ivone havia participado do primeiro dia de gravações do Sambabook, em homenagem à sua carreira da gravadora Musickeria.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade