Foi há 30 anos. Na ocasião, muitos receberam a notícia da morte de Elvis Presley pela televisão através de reportagens que mostravam seu apogeu e declínio. Muitos gostariam de esquecer as últimas imagens: o rei do rock obeso, entupido de barbitúricos e estirado de pijamas no piso do banheiro. Fatídico 16 de agosto de 1977.
De lá para cá, o culto em torno do artista cresceu a cada efeméride ligada à sua biografia. Desde sua morte, a cidade de Memphis (EUA) tornou-se ponto de peregrinação de fãs do mundo inteiro que para lá viajam em excursões para visitar Graceland, mansão onde o ídolo viveu de 1957 até seus últimos dias.
Como em temporadas anteriores, a memória do cantor está sendo mais uma vez reverenciada. No Paraná, um show de Edson Galhardi movimenta os fãs em Maringá e adjacências. Ele é um dos mais famosos ''Elvis cover'' do Brasil. No último domingo, apareceu no programa ''Fantástico'', da Rede Globo. Nasceu em Maringá, mas há três anos mora em São Paulo.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
O show é hoje, às 20h30, no Teatro Marista. O repertório reúne clássicos como ''Heartbreaker Hotel'', ''Don't Be Cruel'', ''Blue Suede Shoes'', ''I got a Woman'', ''Long tall Sally'', ''Love me Tender'', ''I want you I need You'', ''True Love'' e ''Loving You''. Uma excursão de 25 pessoas sairá de Londrina para assisti-lo.
''Já vi vários covers de Elvis, inclusive nos Estados Unidos. Considero o Galhardi um dos melhores. Além da voz, sua performance é muito parecida com a de Elvis. Ele faz trejeitos, sem soar ridículo'', diz Silmara Renata Pinheiro Inácio, 37 anos, organizadora da excursão e presidente (ao lado do marido, Jéferson Inácio) do fã-clube londrinense de Elvis Presley.
Ela conta que, em 2001, produziu um show de Galhardi no Londrina Country Club. ''O show dele é muito bom. E desta vez, será gravado para DVD. Num dos números, ele vai simular um dueto com a imagem e o áudio do Elvis no telão'', revela. Silmara e Jeférson fundaram o fã-clube ''Taking Care and Loving Elvis'' em 1998. Mas ela é convertida à Elvismania desde criança.
''Meu pai ouvia os discos dele'', lembra. ''E quando assisti à notícia de sua morte pela tv, comecei a procurar tudo relacionado a ele: revistas, discos, filmes, pôsteres e mais tarde CDs e DVDs. Na época, tinha 7 anos de idade. Hoje temos uma coleção de mais de mil ítens incluindo um fiapo de tapete da mansão Graceland, que o Jeférson pegou - com a minha insistência - da famosa 'Jungle Room', uma sala com decoração inspirada em motivos havaianos''.
Silmara ostenta a peça como uma raridade de seu acervo, embora hoje condene o gesto e desaconselhe quem tente fazer o mesmo. ''Nem é bom divulgar isso, porque cometemos uma ação contra o patrimônio da organização que cuida dos bens do cantor'', diz. Tamanha idolatria levou a fã a fazer quatro viagens aos Estados Unidos - duas delas, em 1998 e 1999, organizadas pelo fã-clube.
''Fomos entre 20 e 25 pessoas. Visitamos Memphis, mas também passamos por Nova York e Las Vegas. Nesta cidade, conseguimos entrar no Hotel Hilton, onde Elvis fez inúmeros shows na década de 70'', sublinha. Em 2000, Silmara viajou sozinha: ''Fui num mês de janeiro, um mês de festa em Memphis, já que se comemora o aniversário de nascimento do Elvis com uma série de homenagens. Conheci o tio dele, o designer, o cabelereiro, atrizes que trabalharam em seus filmes; além de alguns músicos que o acompanharam nos shows e discos. Para um fã, é importante conhecer essas pessoas, já que não podemos ver o Elvis ao vivo e a cores'', explica.
É com esse mesmo sentimento que ela, a família (incluindo os 4 filhos) e o grupo de fãs estarão vibrando no show-cover de hoje à noite.
Serviço:
Show ''Elvis 30 Anos'', com Edson Galhardi
Data: 16 de agosto, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Marista
Endereço: Av. Itororó, 99, zona 02 (Maringá - PR)
Ingressos antecipados a R$ 25,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Telefone para informações: (43) 3342-5599