A capital paranaense recebe neste sábado o que promete ser um show histórico. A lendária Os Mutantes, mesmo sem Rita Lee, tenta trazer de volta, 40 anos depois, parte daquela saborosa atitude rebelde que originou elementos tão criativos quanto experimentais e autênticos para o rock brasileiro. A apresentação acontece no Curitiba Master Hall.
O show de sábado é parte da turnê de reunião da banda, que começou em Londres, no ano passado, e também já passou por São Paulo e Rio de Janeiro. Sérgio Dias (guitarra, vocais) e Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), integrantes originais, estão lá. A ausência sentida pelo público será a de Rita Lee, que recusou-se a integrar novamente o grupo e teve sua voz substituída por Zélia Duncan.
O revival e reunião do grupo não é coisa recente e passou por mais de dez anos de ''lobby ocasional'' da classe artística. Em 1992, Rita Lee chegou a se apresentar com Sérgio Dias, convidado para o show da roqueira. Arnaldo Baptista, no entanto, recusou-se a subir ao palco na ocasião. Um ano depois, o pedido para a volta da banda foi de Kurt Cobain, então líder suicida do Nirvana.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Os conflitos internos, no entanto, impediram o retorno do trio nos anos seguintes. Só que Os Mutantes viriam a ser citados como grande fonte de inspiração por gente descolada, a exemplo de Sean Lennon, herdeiro do ex-Beatle John Lennon, e de artistas como Beck e o pessoal do Beastie Boys. Em fevereiro de 2005, o álbum ''Tecnicolor'' -resultado de gravações da banda durante passagem pela França em 1970-,lançado pela extinta Polydor em 2000, chegou a figurar ao lado de Beatles, Pink Floyd e Frank Zappa na lista dos ''50 Discos Mais Experimentais de Todos os Tempos'', da revista britânica Mojo.
O momento não poderia ser melhor, então o pessoal resolveu finalmente colocar as desavenças de lado e se reunir, com exceção de Rita Lee. O flerte com o tropicalismo, o experimentalismo e aproximação com o rock psicodélico e os elementos progressivos da fase final da banda devem dar as caras, na apresentação que promete hits de álbuns consagrados, como ''A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado'' e ''Jardim Elétrico''.
Antes do show, os fãs ainda poderão curtir uma tarde de autógrafos com bate-papo. Sérgio, Arnaldo e Zélia estarão às 16 horas, na Fnac, no ParkShopping Barigui.
Serviço:
Os Mutantes
Data: 17 de março, sábado
Tarde de autógrafos:
Horário: 16 horas
Local: Loja Fnac, no ParkShopping Barigui
Endereço: Rua Viriato Parigot de Souza, 600
Show da turnê de reunião da banda:
Horário: a partir das 23 horas
Local: Curitiba Master Hall
Endereço: Rua Itajubá, 123 - Portão (Curitiba - PR)
Ingressos: R$ 90 para estudantes, idosos e doares de um quilo de alimento não-perecível na entrada do show.
Pontos de venda antecipada: Curitiba Master Hall, Fnac, Livrarias Curitiba e Disque-Ingressos, pelo (41) 3315-0808.
Telefone para informações: (41) 3248-1001