Mercury Rev e The Raveonettes acabam de ser confirmadas para a terceira edição do Curitiba Rock Festival (antes conhecido como Curitiba Pop Festival, vulgo CPF). O evento, que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, provavelmente na Pedreira Paulo Leminski, tinha até então divulgado os grupos Weezer e Fantômas como principais artistas internacionais para fechar as duas noites, respectivamente.
Ao contrário do que foi visto nas edições anteriores do festival, desta vez não foram escalados ilustres desconhecidos para complementar o cast de atrações gringas (a exemplo do obscuro Hell On Wheels na noite do Teenage Fanclub em 2004). Veterana da seara indie, a norte-americana Mercury Rev surgiu no final dos anos 80, inicialmente trilhando os caminhos do indie ruidoso, experimental e psicodélico.
Em uma década passou por mudanças no som e por diversos atritos entre seus integrantes que quase culminaram no fim do grupo. Superadas as diferenças, o Mercury Rev foi cada vez mais elaborando suas músicas e caprichando nos arranjos até chegar numa linha mais orquestral, que resultou no final da década de 90 em "Deserter's Songs", seu quarto e mais aclamado trabalho. A fórmula sonora continuou sendo seguida nos álbuns seguintes "All is Dream" e "The Secret Migration" (este, recém lançado no Brasil pela Sum Records, mesma gravadora que também lançou por aqui os outros dois álbuns citados).
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Em meio a três nomes norte-americanos, a banda (ou melhor, dupla) The Raveonettes quebra a regra, afinal eles vêm da Dinamarca. Formada pelo casal Sune Rose Wagner e Sharin Foo, o grupo começou a ser falado entre os colunistas musicais do mundo afora a partir de 2002 quando lançaram seu primeiro EP "whip it on", em 2002. Em seguida vieram os dois álbuns "Chain Gang of Love" (2003) e "Pretty In Black" (2005, recém lançado no Brasil pela Sony). Tanto no palco quanto no estúdio, os dois músicos são multiinstrumentistas, se revezando em diversos instrumentos.
A assessoria de imprensa do evento informou que os ingressos começam a ser vendidos a partir do dia 04 de agosto, mas por enquanto apenas através da Internet. Nesta venda antecipada estarão disponíveis apenas pacotes fechados para as duas datas com preço promocional de R$ 140,00.
Ingressos para dias separados e meia entrada para estudantes estarão disponíveis mais tarde quando será aberto ponto de vendas em Curitiba. O link para a venda de ingressos e outras informações estão no site do evento: www.curitibarockfestival.com.