Qual a diferença do maracatu para o frevo? Ou do caboclinho para a ciranda? Ou ainda do coco para o bumba-meu-boi? Quem não sabe discernir uma coisa de outra, tem uma boa oportunidade esta semana para aprender um pouco sobre algumas das manifestações culturais mais enraizadas do País.
De quinta a domingo (entre 04 e 07 de novembro), o Balé Folclórico Nacional de Londrina apresenta-se no Teatro Zaqueu de Melo, levando ao palco um espetáculo que faz um mapeamento das danças típicas do Nordeste.
As sessões serão às 19h30 e 21 horas. Intitulada ''Orgulho Nordestino'', a montagem traz um painel completo de números coreográficos mostrados anteriormente em fragmentos em diversos bairros da cidade.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Visando resgatar a cultura popular, o grupo começou a se apresentar em junho durante a programação das festas juninas. ''De lá para cá, mostramos nosso trabalho em distritos do município'', conta o diretor Arundo Terceiro.
''Nossa proposta é valorizar a cultura brasileira dando atenção para o povo e a cultura nordestina, que também ajudaram a construir Londrina'', salienta.
O projeto é amparado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O Balé é formado por cerca de 60 adolescentes, que passaram a integrar a trupe a partir de oficinas realizadas nas comunidades rurais de Irerê e Paiquerê, além do bairro Jardim Franciscato. No palco, estarão 18 componentes. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível.
Serviço:
'Orgulho Nordestino'
Espetáculo com o Balé Folclórico Nacional de Londrina
Data: 04 a 07 de novembro, de quinta a domingo
Horários: às 19h30 e 21 horas
Local: Teatro Zaqueu de Melo
Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 413
Telefone: (43) 3322-6495 ou 9911-7791