Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique ligado

Demo Sul: começam inscrições para oficinas e workshops

Redação Bonde
22 set 2010 às 17:34

Compartilhar notícia

- CoberturaColaborativa Demo Sul
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Festival Demo Sul 10 anos abre inscrições para as atividades formativas do evento, todas gratuitas e com limite de vagas. As inscrições podem ser feitas somente pelo blog: www.demosul.blogspot.com

Dias 17, 18 e 19 de outubro/ das 14h às 17h, na Vila Cultural Kinoarte (Rua Paraíba, 331).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Oficina de Produção de Videoclipe (25 vagas): Sob a coordenação de Bruno Gehring e Felipe Augusto da Kinoarte – Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, os participantes vão formar uma equipe que irá produzir um vídeo para a banda mais votada das Prévias Demo Sul, a londrinense Locodillos. O objetivo é permitir que os alunos vivenciem todas as etapas da produção de um videoclipe, desde a escolha do repertório até a pós-produção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Dia 19 de outubro/ das 18h30 às 21h, no Auditório da Sonkey (Rua Souza Naves, 9)

Publicidade


Workshop de Guitarra (50 vagas): O músico e produtor Marco Tureta irá compartilhar noções básicas de guitarra-rock com quem participar de seu workshop. Tureta tem sete álbuns gravados e se dedica principalmente a produzir trilhas sonoras para espetáculos de dança contemporânea, circo, animações, videogames e internet, além de compor jingles comerciais. O workshop vai abordar as escalas mais utilizadas no rock, seus campos harmônicos e suas cadeias principais, além de técnicas instrumentais como bends, ligados, slides, oitavas e algumas aplicações práticas de clichês típicos do gênero.


Workshop de contrabaixo (50 vagas): Com o arranjador, compositor e pesquisador mato-grossense Ebinho Cardoso, autor do livro "Harmonia e Dicionário de Acordes para Baixo Elétrico", resultado de anos de pesquisa sobre o baixo como instrumento harmônico. Ebinho tem um vasto currículo como instrumentista, explorando principalmente elementos atípicos do baixo elétrico.

Publicidade


Dia 21 de outubro/ das 14 às 17h, na sala 656 do Departamento de Música e Teatro do CECA, campus da UEL.


VI Simpósio de Música Independente (80 vagas): A sexta edição do Simpósio de Música Independente formaliza um espaço para a reflexão acerca da cena independente que tem o objetivo de mapear suas carências e esboçar estratégias para o seu fortalecimento. Neste ano, as discussões vão contar com a presença de Alex Antunes, Márcia Buzalaf e Carolina Tokuyo.

Publicidade


Além do debate, o Simpósio vai marcar o lançamento do Alona Card, uma moeda social que será implantada dentro da logística do festival. Com o objetivo de desenvolver localmente a troca de bens e serviços culturais, o Alona Card, assim como outras moedas solidárias, é uma estratégia de sistematização do chamado escambo ou permuta, que é regularmente praticado pelas instituições que promovem a cultura da cidade.


Buscando promover o fortalecimento e a auto-sustentabilidade do circuito cultural que envolve produtores, prestadores de serviço, artistas e consumidores, a moeda será implantada em caráter experimental, e a resposta recebida por sua circulação no festival vai servir para a análise de sua viabilidade na cidade de Londrina.

Publicidade


Alex Antunes tem um vasto currículo como jornalista cultural (atualmente na revista Rolling Stone), produtor musical, curador de mostras e festivais, além de ter sido radialista, coordenador de uma gravadora, dono de loja de discos e programador musical de uma casa noturna. Alex também escreveu o romance "A Estratégia de Lilith", publicado pela Conrad em 2001.


Márcia Buzalaf é professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual de Londrina. Atuando na imprensa tem experiência como repórter, redatora e editora. Sua tese de doutorado trata do problema da censura no jornal alternativo O Pasquim. No Simpósio ela abordará o tema: "Comunicação de massa e cultura alternativa: caminhos possíveis".

Publicidade


Carolina Tokuyo é gestora cultural formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de São Carlos. Carol coordena a Associação Caminho das Artes, é integrante do circuito Fora do Eixo e co-fundadora do Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, onde atua como coordenadora do sistema de crédito da moeda social Marcianos. Durante o simpósio ela vai abordar principalmente o tema da Economia Solidária, tratando mais especificamente das questões envolvendo as moedas solidárias.


De 20 a 22 de outubro/ das 14h às 17h na Vila Cultural Alona (Av. Leste- Oeste, 518).

Publicidade


Oficina de Produção Radiofônica (25 vagas): Os participantes vão discutir temas como linguagem radiofônica e produção musical alinhados a conceitos e dinâmicas coletivas para a prática da arte e da comunicação independente. Na oficina ainda rolam transmissões ao vivo e podcasts. A coordenação dos trabalhos será de Felipe Silva e Jovem Palerosi, do Projeto Multimídia Independência ou Marte voltado para a difusão da cultura musical independente.


Dia 22 de outubro/ das 14h às 17h na Sonkey (Rua Souza Naves, 9)

Oficina: dicas de produção e divulgação de bandas novas (30 vagas): A oficina começa como uma sessão de análise: por que as pessoas montam bandas? E o que elas esperam destas bandas? Partindo de perguntas aparentemente abstratas como estas, o bate-papo proposto se baseia em ajudar cada músico a responder algumas perguntas básicas antes de começar a produzir qualquer coisa, até porque, com várias opções de produção e divulgação, o essencial é cada banda saber aonde quer ou pode chegar. A partir daí, as dicas se tornam mais práticas, como um passo-a-passo de produção musical independente em tempos de internet. Coordenada por Rodrigo Lariú, que desenvolveu o mesmo trabalho em outros festivais independentes do país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo