Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
O ritmo do Brasil

Dia Nacional do Samba: 5 clássicos para celebrar a data

Tiago Bueno - estagiario*
02 dez 2020 às 10:07
Demônios da Garoa fizeram sucesso com "Trem das Onze". - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Celebrado no dia 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba surgiu para lembrar a data em que Ary Barroso, um dos maiores sambistas do país, visitou a Bahia pela primeira vez. O ritmo de raízes africanas é uma das principais marcas culturais do Brasil e tem uma grande diversidade de estilos, como o samba-enredo, o samba-canção e o pagode. Confira cinco canções que ficaram marcadas na história da música brasileira.


1. Adoniran Barbosa - Trem das Onze

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro sucesso de Adoniran Barbosa foi gravado originalmente em 1951, mas demorou para deslanchar. O reconhecimento nacional só veio em 1964, quando a canção foi interpretada pelos Demônios da Garoa e premiada no carnaval do Rio de Janeiro. Com suas referências ao bairro do Jaçanã, a música virou um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história



2. Beth Carvalho - Vou Festejar

Publicidade


Composta por Jorge Aragão, Neoci Dias e Dida, "Vou Festejar" fez sucesso na voz de Beth Carvalho em 1978. A canção faz parte do disco "De Pé no Chão", que vendeu mais de 500 mil cópias e é considerado o marco do surgimento do pagode, um estilo de samba mais descontraído.



3. Zeca Pagodinho - Deixa a Vida Me Levar

Publicidade


Zeca Pagodinho já tinha 15 álbuns lançados quando gravou, em 2002, a canção que se tornaria um hino dos brasileiros. "Deixa a Vida Me Levar" ganhou projeção ainda maior por ser uma das preferidas dos jogadores da seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo naquele ano.



4. Alcione - A Loba

Publicidade


Com 39 álbuns lançados e mais de 8 milhões de cópias vendidas ao longo da carreira, Alcione faz jus ao título de Rainha do Samba. A lista de sucessos é gigante, mas destacamos aqui "A Loba", de 1997.



5. Ary Barroso - Na Baixa do Sapateiro


É claro que Ary Barroso não poderia faltar na data criada em sua homenagem. "Na Baixa do Sapateiro" foi composta por ele em 1938 e deveria ter sido tema do filme "Banana da Terra", protagonizado por Carmem Miranda. Entretanto, a canção acabou substituída por "O que é que a Baiana Tem?", de Dorival Caymmi, que acabou gravando uma das mais belas versões da música de Ary em 1958.


*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade