Apesar da fama de cidade fria e alheia à cultura das demais capitais brasileiras, Curitiba também tem samba. Uma boa oportunidade de conferir este estilo de perto é comparecer neste domingo, 1º de maio ao Esquina Brasil, um bar inteiramente dedicado à boa música brasileira, localizado no bairro Ahú. Nesta data haverá um encontro sui generis de novos talentos – mas que seguem a cartilha do bom samba tradicional e sem modismos.
O Grupo Ebubu Fulo, de Curitiba, faz choro, maxixe e samba instrumental com muita "pegada". Eles recebem o Grupo Bom Partido, de Florianópolis, que toca samba sincopado, partido alto, ao estilo de ilustres artistas como Ismael Silva, Noel e Cartola. Estes grupos já receberam elogios de sambistas como Monarco, Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Lecy Brandão, Xangô da Mangueira, entre outros que presenciaram seus shows.
Em comum, os dois grupos apresentam composições próprias de qualidade, e integrantes jovens já premiados, como Julião Boêmio (22 anos), cavaquinista do Ebubu Fulô, agraciado como melhor instrumentista do ano pelo Premio Saul Trumpet. Jandira, pastora e percussionista do Bom Partido, foi a vencedora do Encontro de Partideiros 2002 no Rio de Janeiro, com seus versos firmes e serenos. É um mérito a mais citar que ela é uma mulher sambista premiada em um universo onde os louros geralmente vão para os músicos homens.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
O Ebubu Fulo, prepara seu primeiro CD, somente com choros e maxixes de andamento rapidíssimo, com temas de Bonfilglio de Oliveira , Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e choros de Julião Boêmio. O Bom Partido já gravou seu primeiro CD, que está em fase de divulgação. O disco mostra as belezas de Floripa em sambas inéditos do próprio Grupo e compositores tradicionais da ilha. Além disso, faz uso de instrumentos como frigideira, agogô, cuíca, tamborim, reco-reco de madeira.
A programação traz shows distintos com duração de uma hora e meia, porém no final vão acontecer encontros com os dois grupos no palco, improvisando sambas que não foram ensaiados antecipadamente. Esta fusão será realizada em duas etapas: 1) os dois grupos no palco tocam temas alternados de samba e choro, e 2) os grupos tocam juntos sambas e choros numa fusão de vozes das pastoras, com instrumentos de corda, sopro e percussão num final imprevisível em termos de sonoridade dos dois gêneros mais característicos brasileiros.
Serviço:
Ebubu Fulô e Bom Partido
Local : Esquina Brasil
Endereço: Rua Manoel Padilha de Lima, 171 – Ahú (esquina com Washington Mansur, paralela com Anita Garibaldi)
Data: 1º de junho, domingo
Horário: 18h (shows com Ebubu-Fulo). Às 20h toca o Bom Partido. A fusão começa às 21h50, se encerrando provavelmente às 23h15
Entrada: R$ 5
Telefone para reservas: (41) 253-2189 e 9603-2603