Há três semanas, aquela cena seria impensável para Uyara Torrente (vocal), Vinícius Nisi (teclados), Rodrigo Lemos (guitarra), Diego Plaça (baixo) e Luis Boursheidt. Pessoas pulando e cantando uma música cujo clipe foi colocado no YouTube no dia 17 de maio. A Banda Mais Bonita da Cidade, de Curitiba (PR), virou um fenômeno de forma viral. Quase inexplicável.
A explosão de felicidade exibida no final apoteótico do vídeo de "Oração" foi ampliado para todo o Studio SP. As 30 pessoas do clipe se multiplicaram, viraram 500. E esse número, que contabiliza público pagante e convidados, e que abarrotou o local, é apenas 0,01% das quase 5 milhões de visualizações do vídeo na internet.
Ao palco, sobe o compositor da música que levou o grupo às capas de jornais, Léo Fressato - que aparece no começo do clipe, cantando sozinho. Ele abraça os integrantes d'A Banda Mais Bonita da Cidade. Todos sorriem. Agradecem e vão, à meia-noite. Esse final é empolgante. Parecia que a banda já estava consagrada. Parece que o grupo pulou etapas - indo direto do anonimato ao estrelato. No entanto, esse é um caminho que o quinteto ainda precisa percorrer.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Voltando no tempo, nessa mesma noite, o início do show não lembrava em nada o seu fim. Com 50 minutos de atraso - a apresentação estava marcada para as 22h -, Uyara sobe repentinamente ao palco e começa a cantar, sozinha, a capella, a música "Elevador". Logo à frente do palco, cinco pessoas se esgoelam cantando todas as músicas, balançando as camisetas com o símbolo da banda (um balão amarelo).
No resto da plateia, os semblantes trazem uma mistura de curiosidade e dúvida. Alguns cochichavam no fundo e nas laterais do palco. E claro que poucos conheciam todo o repertório. Além de "Oração", as também melosas "Boa Pessoa" e "Canção Pra Não Voltar" são mais populares, e foram gravadas no mesmo dia, na mesma casa da amiga da banda, em Rio Negro, no Paraná.
Se por um lado eles lotaram a casa escorados pelo sucesso repentino, por outro tiveram de vencer aos poucos a barreira do desconhecimento geral do set list. Obviamente, todos ali estavam predispostos a gostar do que veriam. Ainda assim, havia uma pressão e uma dúvida: eles são mesmo tudo isso? A banda, fã confessa do grupo americano Beirut, navega entre Los Hermanos e O Teatro Mágico - pendendo mais para o segundo. Faz rimas com palavras cotidianas e pouco convencionais, como "pizza" e, claro, "penteadeira".
Em uma hora e dez minutos de apresentação, o quinteto executou 16 músicas. Aos poucos, as pessoas eram absorvidas por aquela atmosfera de felicidade que vinha do palco.
Versões pesadas de "Romance de Uma Caveira" e "A Balada da Bailarina Torta" trouxeram, por alguns minutos, algum ar sombrio para o Studio SP. E depois da celebrada "Canção Pra Não Voltar", Uyara interpretou belamente a balada "Nunca", quase só acompanhada pelo teclado de Vinícius Nisi. "Oração" era a escolha óbvia para a finalizar a celebração. E não teve os seis minutos de duração, como no vídeo que começou tudo.