Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Etnia lança o CD "Partículas de Lama"

Murilo Gatti
05 dez 2001 às 08:38

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A influência da música nordestina veio da casa de Zumba, vocalista e letrista da banda Etnia. Os avós vieram de Pernambuco e trouxeram de lá toda uma cultura. "Aprendi a tocar triângulo desde criança, sempre tinha forró em casa. O arrasta-pé durava a noite toda", conta Zumba, que também teve a oportunidade de conhecer nomes como Jackson do Pandeiro e Gordurinha, através dos discos antigos de seu pai.

Criada em 1999, a banda Etnia lança "Partículas de Lama", um CD totalmente independente, sem apoio de nenhum patrocínio ou lei de incentivo. Um som dançante, com o balanço do maracatu misturado com reggae, rock, baião, forró, hip-hop e metal. "É um maracatu urbano com guitarras psicodélicas", busca definir o baterista Jean.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As maiores influências estão em nomes como Nação Zumbi, Mundo Livre e Chico Science, mas o vocalista Zumba conta que não procuram copiar ninguém. "Chico Science fundou um estilo de som, que é o mangue beat. Ele criou o ritmo, e não é porque você faz o mesmo estilo que você está copiando alguém", argumenta Zumba.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


A última faixa do CD traz à tona a cultura pernambucana. A música foi gravada ao vivo e traz um ritmo próximo do axé, mas com uma pitada de baião. O nome da canção é "Acalunga", uma boneca que leva uma mensagem de paz e axé a todos. "Ela faz parte de um ritual realizado em Pernambuco, que reúne mais de 150 pessoas tocando tambores nas ruas", conta Zumba.


O CD "Partículas de Lama", que terá seu show de lançamento no Bar Armazém no mês de janeiro, recebeu este nome numa referência a corrupção e a política. "Zunido", uma das seis músicas do disco, faz uma crítica à indústria cultural. "Fique atento com os picaretas da música. Música fraca, informação barata, tentando nos controlar", diz a letra.

A banda Etnia é formada por Zumba (guitarra e vocal), Jean (bateria), Bactéria (baixo), Alisson (percussão), Ronildo (percussão) e Neguinho (percussão). A partir de 2002, o CD do grupo poderá ser comprado no Bar Armazém ou nos shows da banda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo