Se tudo o que você sabe sobre interatividade na internet se resume ao orkut, está na hora de mudar seus conceitos. O site Overmundo (www.overmundo.com.br), no ar desde a última terça-feira, está transformando a concepção de colaboração virtual.
O espaço reúne notícias culturais de todo o Brasil, como muitos dedicados a esse fim. A diferença do overmundo é quem decide o que será publicado são os próprios internautas. É um jogo cultural, em que o participante cria a notícia, coloca no ar e espera votação para ser publicado. A medida que é votado, o internauta que escreveu a notícia ganha mais pontos para continuar participando.
Patrocinado pela Petrobras, o site teve investimento gordo de R$ 2 milhões para um prazo de 18 meses no ar, incluindo desenvolvimento de tecnologia e pagamento de jornalistas colaboradores que estão dando o start do espaço.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
O lançamento oficial acontece em São Paulo no último dia 6, mas o marco da estréia do site acontece hoje, simultaneamente, em 18 cidades brasileiras, incluindo Curitiba, com apresentações musicais. A festa na capital paranaense acontece no bar Retrô, com DJ's Rafael Tucker e Guga Azevedo e show com o duo Índios Eletrônicos.
O site foi criado por um grupo de pessoas ligados à música e a cultura em geral, lotados em São Paulo e Rio de Janeiro. Um deles é o antropólogo e pesquisador musical Hermano Vianna (autor de ''O Mundo Funk Carioca'' e ''O Mistério do Samba'', ambos da ed. Jorge Zahar), irmão do paralamas Herbert Vianna. Ele conta que a idéia de montar um espaço virtual interativo é antiga, mas só há três meses, sob as graças da Lei Rouanet e o patrocínio da Petrobras, foi possível colocar em prática a empreitada.
A meta é que, quando encerrar o patrocínio da Petrobras, o site possa caminhar sozinho, embora não tenha sido desenvolvido nenhum modelo comercial para isso. ''O modelo será desenvolvido com a experiência que vamos ter'', argumenta Vianna.
A idéia do site é inovadora e não existe no Brasil nenhum espaço virtual que trabalhe com proposta semelhante. ''A gente se baseou um pouco no orkut, mas a motivação para criar o site foi principalmente a dificuldade de circulação e distribuição da produção cultural no Brasil'', diz o antropólogo.
Para ele, o site é uma maneira de sanar essa lacuna. O nome overmundo foi ''emprestado'' de um poema de Murillo Mendes e também inspira a forma como os colaboradores do site são chamados (overmanos e overminas) e tudo a que a ele se relaciona, como os overpontos, por exemplo.
No site, todo internauta pode contribuir, desde que faça um cadastro simples, que pede como itens obrigatórios apenas o nome e um e-mail válido. De posse do cadastro, o internauta pode acessar a agenda cultural de diversas cidades brasileiras, além de ler notícias sobre a cultura desses locais. O internauta mesmo pode escrever, mas o seu texto é submetido à votação dos outros internautas antes de entrar no ar.
A idéia é que, futuramente, todo o site seja alimentado pela comunidade. O internauta vota na matéria mais importante e bacana que foi postada e ela vai ganhando destaque na janela principal, de acordo com os pontos que obteve. O site também tem espaço para links de blogs e páginas pessoais dos internautas.
''O Brasil tem um talento especial para colaboração. É só ver a experiência do orkut. A nossa intenção é que o overmundo também tenha muitos acessos, mas não há uma expectativa desse número ainda. Temos que esperar e ver como ele será aceito'', diz Vianna.
Além do antropólogo assinam a criação do site Alexandre Youseef, José Marcelo Zacchi e Ronaldo Lemos. O lançamento acontece em Curitiba, Salvador, Brasília, Ceará, Fortaleza, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, João Pessoa, Teresina, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis, São Paulo, Bauru e Palmas, no Tocantins.
- A jornalista viajou a São Paulo a convite da Petrobras.
Serviço:
Festa de Lançamento do portal Overmundo
Show com o duo Índios Eletrônicos
Discotecagem com os DJs Guga Azevedo e Rafael Trucker
Local: Retrô Bar
Endereço: Rua Trajano Reis, 351 - São Francisco
Data: 10 de março, sexta-feira
Horário: a partir das 22 horas
Ingressos: R$ 6,00