Seguindo a tradição, o Festival de Inverno da UFPR desembarca na cidade de Antonina no mês de julho, promovendo uma semana de muita cultura, diversão e arte. Neste ano, o evento é realizado entre os dias 12 e 19 de julho.
Esta será a 13ª edição do festival. Para começar com o pé direito, a grande atração da noite de abertura o cantor e compositor Tom Zé, com o show "Jogos de Armar", trazendo o repertório de seu último álbum, que recebe o mesmo nome. "O cantor nos informou que vai trazer novidades para este show em Antonina. Sendo assim, é possível que neste show de abertura possamos ouvir suas novas músicas em primeira mão", adianta Paulo Chiesa, coordenador geral do festival. O show começa às 22h.
Tom Zé foi o compositor mais radical e brincalhão da Tropicália, movimento brasileiro do final dos anos sessenta. As canções de Mr. Zé são efervescentes e surpreendentes, com letras que jogam com non sequitur, construindo trocadilhos e jogos de palavras. ao mesmo tempo, ele converte cada arranjo numa caixa de Pandora.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Fim de semana em Antonina
Antes da apresentação de Tom Zé, outros shows vão animar o sábado em Antonina. Às 12h e às 15h, será apresentado no circo o espetáculo infantil "Guayrá - Um Grito Pela Paz", que narra a história de duas tribos indígenas que viviam em guerra e que através do amor de dois jovens, Tarobá e Naipi, encontraram a paz.
No Teatro Municipal, às 16h e às 18h30, acontece o show "UFPR 90 Anos", com a participação de todos os grupos artísticos da UFPR: o Coral, o Grupo de Percussão, o Grupo de Teatro Palavração, a Téssera Companhia de Dança, o Grupo de MPB e a Orquestra Filarmônica.
Às 17 horas, o circo faz seu espetáculo de abertura, arrancando sorrisos das crianças, com seus palhaços, trapesistas, animais amestrados, malabaristas, entre outras atrações.
À meia-noite, após o show de Tom Zé, será aberto o Banana Cabaré, um novo espaço no Festival de Inverno, destinado a shows mais intimistas. O cabaré funciona no salão do Clube Operário e tem uma estrutura que lembra a Sociedade Vasco da Gama/Calamengau, de Curitiba. A atração da primeira noite é a banda Xique Baratinho. Vinda Maceió, o grupo tem tudo para se tornar uma grata revelação da música brasileira. Tocam rock, porém com timbres de instrumentos tipicamente nordestinos.
No domingo, quando a cidade deverá estar "bombando", devido à grande quantidade de visitantes de domingueira, haverá seis espetáculos. às 12h30 e 16h, no Teatro Municipal, será encenada "Sonhos de uma Noite de Verão", clássico de Shakespeare, adaptado para o público infantil. No mesmo local, porém às 18h30 e às 21h, haverá mais uma peça: "Arena", que retrata a violência que está presente em nossa sociedade, em qualquer classe social.
Na Igreja Matriz, às 21h, se apresentará o Coral de Servidores da UFPR, sob regência do maestro Luiz Fernando Melara e Doriane Rossi ao piano. No mesmo horário, na Arena Belvedere do Valente, mais teatro com a peça "Cândido ou O Otimismo", uma adaptação da obra de Voltaire.
No Palco Principal, o samba tradicional é comandado pelo Grupo Em Cima da Hora, formado por músicos paranaenses. É considerado o melhor grupo de samba raiz e choro de Curitiba. À meia-noite, no Banana Cabaré, apresenta-se o Gypsy Acústico, formado por Rodrigo Vivas, ex-vocalista da Banda Gypsy Dream, muito conhecida na década de 90, acompanhado de Jordy Kosis e Daniel Paccituti, que fazem releituras acústicas de clássicos da música nacional e internacional.
>>> Leia mais sobre o Festival de Inverno de 2003
Serviço:
DIA 12 DE JULHO, SÁBADO
12h00 e 15h00 - Circo
Guayrá - Um Grito Pela Paz
16h00 e 18h30 - Teatro Municipal
UFPR - 90 Anos
17h00 - Circo
Show de Abertura do Circo
22h00 - Palco Principal
Show Musical com Tom Zé
24h00 - Banana Cabaré
Xique Baratinho
DIA 13 DE JULHO, DOMINGO
12h30 E 16h00 - Teatro Municipal
Sonhos de Uma Noite de Verão
18h30 e 21h00 - Teatro Municipal
Arena
21h00 - Igreja
Coral dos Servidores
21h00 - Arena Belvedere do Valente
Cândido ou O Otimismo
22h00 - Palco Principal
Grupo Em Cima da Hora
24h00 - Banana Cabaré
Gypsy Acústico