A 14ª edição do Festival de Inverno da UFPR está chegando ao fim. Antonina foi mais uma vez agraciada com uma semana interia dedicada à cultura, diversão e arte, que iniciou no sábado passado, dia 10, extendendo-se até o seguinte, no dia 17. No palco principal, a atração agendada para o encerramento é a banda 14 Bis.
Este espetáculo, além de apresentar o novo CD "Outros Planos", comemora os 25 anos de carreira da banda. Além de músicas do novo CD, o grupo apresenta seus grandes sucessos, como "Todo Azul do Mar", "Canção da América", "Caçador de Mim", "Uma Velha Canção Rock'n Roll", ou ainda "Nave de Prata", "Linda Juventude", "Planeta Sonho", "Mesmo de Brincadeira", "Natural", "Espanhola" e "Bola de Meia, Bola de Gude".
O sábado traz mais espetáculos. Todos com entrada franca - vale citar que para os do Teatro Municipal é necessário levar 1Kg de alimento não perecível (exceto sal). A partir das 9 horas da manhã, serão apresentados no Teatro Municipal o resultado de algumas oficinas, ministradas durante a semana do festival.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
No Teatro Municipal, a partir das 15h30, o grupo Boizinho Faceiro apresenta o "Baile do Divino Santo Rei". O grupo é composto por 23 pessoas entre músicos, atores, artistas plásticos, arte-educadores, historiadores e estudantes das mais diversas áreas. O espetáculo mostra, não só a alegria do povo brasileiro, mas também a religiosidade. Na seqüência, às 16h30, o grupo sai do teatro e realiza na rua o "Cortejo de Rua do Boizinho Faceiro", uma grande festa popular brasileira, onde todos participam espontaneamente cantando, dançando e fazendo parte dessa bela manifestação artística.
Também no Teatro Municipal, às18h30, a Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR, fundada em 1961, apresenta seu repertório de erudito tradicional que tem desde obras poucos conhecidas até músicas dos mais importantes compositores que atuam no Paraná, muitas vezes em primeira audição. Ainda no clima erudito, a Orquestra de Violões da EMBAP faz seu concerto às 20h na Igreja, com um repertório que vai de Bach a Vivaldi, além dos contemporâneos e populares como Piazzolla e Tom Jobim.
Às 20h40, a Banda Filarmônica Antoninense sai de sua sede e se dirige ao Coreto da Praça Cel Macedo para "Retreta", que é revivida pela Filarmônica Antoninense no último sábado de cada mês, durante todo o ano, em Antonina. às 22h ocorre o já citado show de encerramento do grupo 14 Bis.
Atrações da sexta-feira
Os finais de semana do Festival de Inverno são sempre os dias mais movimentados, graças à quantidade de visitantes que o festival recebe. Quem puder chegar na sexta-feira, há espetáculos durante todo o dia. Às12h30, na Rua Principal, Grupo de Break Flying Boys Crew mostra a Arte da rua que surge nos guetos urbanos. B.boys, B.girls, MCs e Grafiteiros apresentam o espetáculo "Ritmo Urbano", mostrando a cultura Hip Hop na sua maneira mais original.
A Companhia de Dança da UFPR, batizada com o nome Téssera, realiza belos espetáculos de dança moderna e contemporânea no Teatro Municipal, às 18h30 e 21h. O espetáculo será "Fragmentos da Alma", composto de diferentes coreografias que manipulam os elementos Espaço, Tempo, Forma e Movimento.
O Coral da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, de Antonina, com 27 integrantes, é especializado em músicas sacras para as cerimônias litúrgicas. Sob a direção da Professora Therezinha Mirian Mussi de Oliveira, o grupo canta na Igreja às 20h. Além da música sacra o Coral interpreta também músicas do cancioneiro popular, sob a regência do Maestro Denis da Silva, da Filarmônica Antoninense.
No Palco Principal, a Banda Kathmandu que foi destaque no Festival de Inverno do ano passado, quando se apresentou no Banana Cabaret, retorna para mais uma vez para apresentar músicas clássicas e contemporâneas da MPB. O quarteto é formado por Marcos Coga (violão), Ângela Rocha (voz), Mário Oliveira (bateria e voz) e Jean Mokwa (contrabaixo).
Excepcionalmente na sexta-feira, ainda haverá espetáculo após o Palco. À meia-noite, em local a ser definido, o Grupo de Seresta Canto do Mar percorre, trajando-se de roupas de época, o setor histórico da cidade fazendo serenatas.
>> Confira matéria completa sobre o festival
Serviço:
Festival de Inverno de Antonina
Local: cidade de Antonina, litoral paranaense
OBS: Para o Teatro Municipal, haverá necessidade de levar 1 Kg de alimentos não pereciveis (exceto sal) para retirar ingresso na bilheteria do Teatro, a partir das 12 horas, no dia da apresentação.
DIA 16 DE JULHO - SEXTA-FEIRA
12h30 - RUA (a definir) Ritmo Urbano
Grupo de Break Flying Boys Crew
18h30 e 21h00 - TEATRO MUNICIPAL
"Fragmentos da Alma" - Téssera Companhia de Dança da UFPR
20h00 - IGREJA
Coral da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, de Antonina.
22h00 - PALCO PRINCIPAL
"Banda Kathmandu"
24h00 - RUA (local a ser definido)
"Canto do Mar" - Grupo de Seresta
DIA 17 DE JULHO - SÁBADO
09h00 - TEATRO MUNICIPAL
Resultado das Oficinas
15h30 - TEATRO MUNICIPAL
"Baile do Divino Santo Rei", com Grupo Boizinho Faceiro
16h30 - Saída em frente ao Teatro Municipal
"Cortejo de Rua do Boizinho Faceiro", com Grupo Boizinho Faceiro
18h30 - Teatro Municipal
"Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR"
20h00 - IGREJA
"Orquestra de Violões da EMBAP"
20h40
"Retreta da Banda Filarmônica Antoninense"
22h00 - PALCO PRINCIPAL
Show de Encerramento com 14 BIS - Show Outros Planos