Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Experiência musical

Festival de Música oferece 50 oficinas gratuitas

Mariana Sanches - Redação Bonde
20 jul 2018 às 17:31
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A sinfonia dos mais variados instrumentos e vozes preenche os corredores dos colégios Hugo Simas e Aplicação. Os locais recebem as oficinas ofertadas gratuitamente pelo 38º Festival Internacional de Música de Londrina (FML). Conhecido como um dos mais importantes festivais de música do Brasil, o evento faz parte da história da cidade desde 1979. Além das oficinas, o FML também é marcado pelas as mais variadas apresentações musicais.

Durante muitos anos, André Siqueira foi aluno do Festival, hoje é professor de música e ministra a oficina de Prática de MPB e Jazz no Festival. As aulas, ocorrem no período da tarde, das 14h às 17h30, na primeira semana do evento. "O Festival é muito importante para a formação, ainda mais nesse momento que o país está passando. O evento acaba sendo um meio importante para firmar a cultura como algo essencial, ele tem essa força política de manter como foco de resistência a cultura brasileira.", André argumenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de André, outros dois professores também ministram as aulas de jazz e MPB. Sérgio Reze é de São Paulo e participa do Festival pela quinta vez. Ele, que já estudou Música Popular no exterior, reconhece a importância do FML para o aprendizado e interação dos alunos. "O que eu percebi quando estive fora é que existem muitos encontros entre músicos. Aqui, essa oportunidade acontece, pois professores, alunos e músicos com experiência se reúnem e criam um ambiente de imersão musical, isso faz com que a música floresça da melhor forma. É uma riqueza muito grande", Sérgio ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Já Glauco Solter é de Curitiba e está no FML pela quarta vez. Na oficina de Jazz e MPB, ele é o responsável pelos alunos que querem aperfeiçoar as suas habilidades no baixo elétrico. O professor explica que nessas aulas a intenção é fazer com que os alunos passem por uma situação real, preparando-os para quando saírem da escola e forem se apresentar. Glauco diz que se surpreendeu com a qualidade dos estudantes. "Tem alunos com níveis muito bacanas, alguns são muito novos e já mostram talentos. A gente percebe que Londrina tem um futuro promissor em termos de instrumentistas. Tem gente muito boa!", ele enfatiza.

Publicidade


A também curitibana e apaixonada pelo baixo, Bárbara Yuri de Oliveira dá aulas de Engenharia Química em uma universidade particular de Londrina. Há três meses na cidade, Bárbara se diz surpresa com o engajamento cultural da região. Ela conheceu o FML esse ano e se inscreveu para participar e retomar o antigo amor pela música. Quando criança, Bárbara tocava flauta e teclado. Aos doze anos, conheceu o baixo elétrico e se apaixonou. Ela teve até mesmo algumas bandas, mas a correria da profissão acabou atrapalhando e deixou a música um pouco de lado. Agora, no Festival Bárbara pode retomar o instrumento.


Natural de São Paulo, Guilherme faz música na Faculdade Cantareira e veio pela primeira vez para o Festival de Música. Londrinense, seu avô também é músico e sempre incentivou o garoto a participar do evento. "Por ser de fora é uma experiência muito legal. Eu cheguei aqui sem conhecer ninguém, mas participando das práticas e das aulas eu fui conhecendo todo o pessoal, é muito bacana. Está sendo uma experiencia muito legal", ele comenta.

Toda a preparação dos alunos da oficina de Prática de MPB e Jazz poderá ser prestigiada neste sábado (21), a partir das 17h, no Teatro Crystal (Rua Quintino Bocaiúva, 15, no centro de Londrina). O "Encerramento das classes de Jazz e Chorinho" tem entrada gratuita.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade