A Banda Municipal Manoel Florêncio vai invadir o Calçadão, nesta quarta-feira (15), em um desfile festivo, dentro da programação do 29º FML. O "Desfile Festivo Caixa" deveria ter acontecido no sabão, mas a chuva atrapalhou a festa. Nesta quarta, o show começa às 11h, em frente ao Teatro Ouro Verde e segue pelo calçadão central de Londrina, com diversas paradas para apresentações. O final será um espetáculo de encerramento, em frente ao Banco do Brasil.
Sob a regência do Maestro José Carlos de Oliveira, 32 músicos do conjunto apresentam um repertório bastante variado, que passeia de Mozart a Almir Sater. "É a primeira vez que nos apresentamos em Londrina, e é uma emoção muito grande participar de um evento deste porte", explica o produtor da banda e professor Roberto de Oliveira.
Fundada em janeiro de 1960, a Banda leva o nome do flautista e professor de música Manoel Florêncio, que dedicou a vida através da arte à formação musical dos sul matogrossenses. Mantida pela prefeitura de Corumbá, a Banda Municipal Manoel Florêncio conta atualmente com 48 componentes, a partir dos onze anos de idade. Em 1963, foi criada a Escola de Música Manoel Florêncio, um projeto social que atende, em média, 320 alunos com aulas de teoria e prática musical. Os alunos têm aulas de flauta doce, clarineta, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, violão e acordeon.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Em 2010, a Banda completará 50 anos de fundação e vai festejar a data com várias apresentações pelo país. O maestro José Carlos de Oliveira está à frente da Banda Manoel Florêncio desde 1998. Iniciou seus estudos musicais na FUNABEM, no Rio de Janeiro, quando era interno daquela Instituição. Serviu por dezenove anos na Marinha do Brasil, como trompista em várias Bandas de Música, inclusive da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. Como militar, participou de vários cursos técnicos de aperfeiçoamento musical. No campo da regência tem capacitação em diversos cursos e em especial o oferecido pela FUNARTE.