A cada novo álbum, o Hurtmold se consolida como um grupo de jazz rock instrumental (ou post rock, como costumam classificar), ficando mais afastados do rock propriamente dito, de onde eles surgiram. Apesar de mais distantes do estilo, eles nunca o abandonam. Mesmo em meio a linhas trabalhadas de percussão, metais e texturas eletrônicas, é sempre perceptível um espírito rock nas músicas.
Neste quarto trabalho (ou quinto se contarmos o split CD com os estadunidenses The Eternals), a banda faz um trabalho exclusivamente instrumental. Em relação anterior ''Mestro'', o recente álbum homônimo traz um Hurtmold mais percussivo, que faz um uso maior de programações e teclados, sempre acompanhados de boas guitarras.
A primeira faixa, ''Olvécio e Bica'', começa com um alarme falso, uma introdução burocrática e não linear, mas a música ganha ritmo em sua segunda metade. Muitas faixas seguem esta idéia: alterar momentos tensos e claustrofóbicas, com segmentos suaves e ritmados. ''Sabo'', ''Deni'' e ''Halijascar'' são as mais acessíveis, mas nem por isso são músicas fáceis. ''Churumba'' e ''Smootz Da Police'' fazem referências mais nítidas à música brasileira, mesmo apresentando uma guitarra roqueira.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Algumas músicas parecem divididas em movimentos, mas os fãs podem ficar sossegados pois nenhuma delas chega a ser uma peça erudita - esta, aliás, não deve ser a intenção do grupo. Todos os seis integrantes desafiam seus próprios limites, tocando mais de um instrumento, sempre com bom nível técnico, agregando referências musicais das mais diversas e se firmando de fato como músicos (termo muito negado por quem toca em bandas do rock underground brasileiro).
Serviço: o álbum pode se adquirido no site do selo Submarine Records (www.submarinerecords.net)