Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Após 80 anos

Justiça dos EUA libera os direitos autorais de "Happy Birthday"

Redação Bonde
23 set 2015 às 10:27

Compartilhar notícia

- Reuters/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após décadas de brigas nos tribunais, a Justiça americana em Los Angeles decidiu que a Warner/Chappell Music não é a detentora oficial dos direitos autorais da versão em inglês de "Parabéns a Você" (Happy Birthday to You). A informação foi publicada no site do jornal "Los Angeles Times".

Durante anos a Warner brigou na justiça pela música, da qual ela teria adquirido os direitos por US$15 milhões de Birch Tree Group, sucessor de Clayton F. Summy Co. que tinha os direitos originais. Segundo estimativas do jornal, a Warner ganha por ano cerca de US$ 2 milhões apenas com a música.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O juiz George H. King decidiu que a Summy Co. adquiriu em 1935 apenas o direito de alguns arranjos da música, e não da versão atual. "Parabéns a Você finalmente está livre após 80 anos", disse Randall Newman, advogado que defende um grupo de cineastas proibidos de usar a música em um documentário sobre a composição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Até agora, a Warner poderia cobrar qualquer pessoa que cantasse, tocasse ou usasse a letra da música. A maioria dessas cobranças ocorriam em teatros, programas de televisão, filmes ou cartões comemorativos. Mas, segundo a reportagem, mesmo quem cantasse a música em um restaurante, tecnicamente teria que pagar direitos autorais.

No Brasil, a herdeira de Bertha Celeste Homem de Mello recebe os direitos autorais da letra da composição brasileira. Os direitos da melodia são pagos à Warner/Chappel. (As informações são do Portal UOL)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo