O Instiga é uma banda de prodígios. Com pouca idade, estes quatro jovens músicos de Campinas (SP) chegaram a uma maturidade musical notável. Começaram a banda ainda no colégio, há sete anos. A média de idade dos integrantes hoje está entre os 22 e 23 anos, mas nem por isso eles deixam a adolescência passar - fenômeno dos dias de hoje, em que a muitas pessoas mantêm espírito adolescente mesmo quando se aproximam da casa dos 30.
''Meninocantamenina'', seu segundo álbum, reflete este clima juvenil: é um disco de rock com letras que tratam de temas típicos dessa etapa da vida, como festas, sonhos abandonados, desencontros sentimentais e até piadas internas sobre Harrison Ford (!). O diferencial é a forma como todo esse material é trabalhado. Uma banda jovem teria dois caminhos para escolher. Ou cairia na armadilha das fórmulas fáceis, como o verso-refrão-verso-refrão-solo-refrão, ou mostraria que um artista novo é um artista sem vícios musicais. O Instiga segue esta segunda opção, mais frutífera.
Os próprios definem sua música como um rock em eterna construção. A base está no som garageiro, sendo que nas 12 faixas do álbum a variação de sonoridades é ampla. Passam pelo rock básico de festa (como ''Olá'' e ''Sabiá''), indie bonitinho cheio de doçura (''Cure-se'' e ''Assoprando'') e até por um som sujo e pesado (''Nós Dois'' e a post-hardcore ''Ivan, o Terrível''), com espaço até para músicas de lamento (''Tempo Escasso'' e ''Carência de Bêbado'').
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Dentro de cada canção há surpresas como um solo ''hendrixiano'' aqui, um clima psicodélico ali, uma ginga MPB acolá, sempre soando de forma espontânea. A produção ficou a cargo da própria banda, com finalização de Iuri Freiberger, e a bem cuidada parte gráfica é assinada por Jaime Silveira, designer radicado em Curitiba.
O quarteto formado por Christian Camilo (voz e guitarra), Gabriel Duarte (baixo), Heitor Pellegrina (guitarra) e Pedro Leite (bateria) é um dos contratados do pequeno grande selo Trombador Discos, que tem em seu elenco artistas ascendentes do underground nacional como Supercordas, Os Telepatas, Stuart e Drosophila.
Serviço:
O CD ''Meninocantamenina'' pode ser adquirido através do site da banda: www.instiga.com